Bola de golfe da Apollo 14 é reencontrada na Lua 50 anos depois

11/02/2021 às 13:001 min de leitura

Para comemorar o aniversário de 50 anos da missão Apollo 14, imagens remasterizadas permitiram que os cientistas localizassem uma bola de golfe lançada pelo astronauta Alan Shepard. Até então, o objetivo era considerado perdido e chamou a atenção da comunidade científica.

No dia 6 de fevereiro de 1971, Shepard improvisou um taco de golfe inspirado no modelo Wilson Staff Dyna-Power 6. Para isso, ele utilizou uma ferramenta utilizada para colher amostras das rochas na Lua. Então, ele balançou o seu taco para atirar a bola.

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

Bola de golfe é reencontrada 50 anos após missão da Apollo 14

O astronauta deu duas tacadas na bola. A primeira caiu em uma cratera próxima. Porém, a segunda voou para longe do alcance das câmeras. Logo, os cientistas concluíram que ela tinha sido perdida no espaço.

Porém, na época, a tecnologia não era avançada o suficiente para localizar o objeto. Ou seja, para registrar as imagens, foi utilizada uma câmera de filme 16 milímetros no módulo da nave. Então, 50 anos depois do lançamento, o especialista Andy Saunders combinou as imagens originais com dados de 2011 para aprimorar as fotos.

Como resultado, foi possível localizar não apenas a bola de golfe, mas também pegadas dos astronautas que pisaram na Lua.

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

Segundo Sauders, a primeira tacada do astronauta da Apollo 14 atingiu mais poeira do que a bola em si. Por isso, ela caiu na cratera. Enquanto isso, o segundo movimento foi mais bem sucedido e a bola aterrissou a cerca de 36 metros de onde eles estavam.

Embora a bola não tenha sido lançada tão longe quando Shepard acreditava, cientistas ainda afirmam que foi um feito impressionante. Afinal, a baixa gravidade da Lua e os trajes pesados dos astronautas dificultavam, e muito, o lançamento de uma bola de golfe a mais do que alguns poucos metros de distância.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: