Seja o primeiro a compartilhar

Nave espacial russa pega fogo propositalmente ao atingir atmosfera

No dia 09 de fevereiro, uma nave espacial russa pegou fogo assim que atingiu a atmosfera da Terra. O cargueiro Progress MS-15 estava retornando ao planeta Terra, quando teve seu incêndio premeditado. Imagens do ocorrido foram compartilhadas pelos astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional).

A nave pertencente à agência Roscosmos estava em uma missão de transporte para a ISS. Ao deixar a Terra, o cargueiro contava mais de 2,5 toneladas de alimentos, suprimentos gerais, equipamentos científicos e matéria-prima para experimentos na estação.

Nave ficou 7 meses no espaço antes de pegar fogo

O cargueiro ficou 7 meses em órbita e cumpriu a sua missão. Por mais que uma nave espacial pegando fogo possa parecer acidental, na verdade, esse era o plano desde o início, como uma forma de garantir um descarte seguro dos detritos da espaçonave, evitando acidentes e problemas ambientais. Ao serem consumidos pelas chamas, os restos da Progress MS-15 caíram em uma região segura do Oceano Pacífico.

(Fonte: Soichi Noguchi/JAXA/Twitter/Reprodução)
(Fonte: Soichi Noguchi/JAXA/Twitter/Reprodução)

Depois do desencaixe na ISS, os comandantes na Terra emitiram uma ordem especial para abrir os ganchos da nave. Com isso, ela deixou a estação e foi enviada para longe, fazendo seu caminho de volta para o planeta e atingindo a atmosfera terrestre.

Uma nova nave espacial russa, Progress MS-16, foi enviada para a Estação Espacial Internacional na no dia 17, sendo lançado no foguete espacial Soyuz-2, portando 2,5 toneladas de suprimentos. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER