Os gatos são socialmente inaptos para conseguirem ser leais

07/03/2021 às 11:002 min de leitura

Qual animal é mais leal? Um cão ou um gato? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Kyoto, no Japão, provou que os gatos, não possuem, necessariamente, lealdade com os seus donos. 

Mas, antes de você sair por aí julgando os felinos e enaltecendo os cachorros, a conclusão não é tão simples assim. O estudo realizado mostrou que os gatos são socialmente ignorantes para entender quando alguém não está sendo legal com o seu dono.

Como o estudo foi realizado? 

Um estudo realizado no Japão mostrou que, diferentemente dos cães, os gatos não possuem dificuldade em receber alimento de quem não é legal com o seu dono. (Fonte: Freepik/Reprodução)Um estudo realizado no Japão mostrou que, diferentemente dos cães, os gatos não possuem dificuldade em receber alimento de quem não é legal com o seu dono. (Fonte: Freepik/Reprodução)

O estudo testou a lealdade dos gatos domésticos adaptando uma técnica usada anteriormente em cães. O experimento contou com 36 gatos domésticos — 13 eram gatos domésticos e 23 viviam em cat cafés — e seus proprietários. 

Os proprietários foram divididos em dois grupos: os ajudados e os não ajudados enquanto tentavam, em vão, abrir um recipiente. No grupo dos proprietários que receberam ajuda, um ator entrou em cena e abriu o recipiente, agindo como amigo do tutor. 

No grupo dos que não receberam ajuda, o ator entrou em cena e se recusou a ajudar, tornando-se inimigo do proprietário. De modo a criar um ponto de comparação, uma terceira pessoa entrou nas duas cenas e se sentou, sem oferecer ajuda ou se recusar a ajudar. 

Depois da encenação, o ator e a pessoa neutra na relação ofereciam um pedaço de comida ao gato, enquanto os pesquisadores analisavam de qual pessoa o bichano aceitava a comida. 

Depois de quatro tentativas, o resultado foi claro: os felinos não se importavam de quem pegavam a comida. A conclusão foi bem diferente do que equipe tinha visto no  estudo com os cães, pois os cachorros evitavam pegar alimentos de quem havia tratado mal os seus donos. 

Então, os gatos são mais egoístas?

Os gatos e cães possuem habilidades de avaliação pessoal distintas. (Fonte: Freepik/Reprodução)Os gatos e cães possuem habilidades de avaliação pessoal distintas. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Não necessariamente. Os pesquisadores relataram que no estudo, os gatos podem não ter entendido o significado da cena ou o comportamento dos donos. Portanto, como não entenderam a relação negativa do exemplo, podem, simplesmente, terem ignorado a situação e aceitado o alimento. 

Essa diferença pode ocorrer pois cães e gatos, nesse caso, não possuem as mesmas habilidades de avaliação social. Além disso, os caninos, tradicionalmente, são treinados para serem mais cooperativos e foram domesticados muito antes que os bichanos. 

Assim, chamar os felinos de egoístas com base apenas nisso seria um preconceito antropomórfico. Cães e gatos possuem maneiras diferentes de se relacionarem com humanos, tendo percepções diferentes das relações sociais e o que esperamos delas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: