1ª caminhada espacial feita por cosmonauta completa 56 anos

18/03/2021 às 08:522 min de leitura

O dia 18 de março de 1965, há exatos 56 anos, é um marco importante para a exploração espacial. Foi nesta data que, pela primeira vez, um ser humano realizou uma caminhada espacial.

A chamada spacewalk acontece quando o ocupante de uma sonda ou nave espacial sai para flutuar em pleno espaço, devidamente equipado e com um cabo de ligação com o veículo.

Os motivos para esse tipo de saída são vários, desde a realização de manutenção no equipamento até o registro de materiais em foto e vídeo do local — além de ser uma prova do feito por parte da agência espacial responsável, o que foi exatamente o caso em 1965.

O escolhido

O responsável pela caminhada espacial pioneira foi o cosmonauta soviético Alexei Leonov. Ele era o piloto e comandante da missão Voskhod 2, que ainda tinha Pavel Belyayev como copiloto.

Alexei.Alexei.

Leonov fez parte da primeira turma formada de cosmonautas da União Soviética, sendo colega de treinamentos inclusive de Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço.

Após a bem sucedida missão Voskhod 2, o cosmonauta teve uma longa carreira na União Soviética. Ele ainda participou como comandante de uma missão da cápsula Soyuz em conjunto com a NASA, realizada em 1975. O militar faleceu em 2019, aos 85 anos,

A caminhada espacial

Ao todo, Leonov permaneceu 12 minutos na parte de fora da nave, conectado por um cabo de apenas 4,8 metros de comprimento — sendo que as missões atuais envolvem caminhadas de mais de 6 horas.

Todo o material foi capturado em vídeo por ele mesmo, em um clipe colorido que foi preservado e pode ser conferido parcialmente no canal do Smithsonian National Air and Space Museum no YouTube.

Apesar de o procedimento ter dado certo e ele ter retornado em segurança para o módulo, nem tudo correu como esperado. 

Depois de cerca de oito minutos no espaço, Alexei teve problemas técnicos pela descompressão e quase chegou ao limite do traje espacial, que inflou mais do que o esperado. Além disso, o módulo pousou nas montanhas da região de Ural, bem longe do local de aterrissagem planejado, e os cosmonautas encararam um frio descomunal antes da chegada do resgate.

A caminhada de White.A caminhada de White.

Apenas três meses depois, os Estados Unidos repetiram o feito em uma caminhada espacial feita pelo astronauta Ed White. 

O militar também participaria de missões futuras, mas a carreira do norte-americano foi encurtada de forma trágica: ele foi uma das vítimas do acidente com a Apollo 1, quando o foguete explodiu durante um teste pré-lançamento em janeiro de 1967.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: