Dia Mundial da Água: 5 fatos sobre o recurso mais valioso da Terra

22/03/2021 às 12:302 min de leitura

Desde 1993, quando decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 22 de março celebra o Dia Mundial da Água como forma de relembrar à humanidade sobre a importância desse recurso indispensável para a manutenção da vida. 

O "ouro transparente" da Terra, muitas vezes subestimado pela própria população, surge como o maior aliado das populações do planeta, e a celebração dessa data serve como meio de reflexão para nos situar sobre as questões do desperdício, desigualdade e respeito sociais.

Confira abaixo alguns fatos curiosos sobre esse recurso tão valioso e benéfico para todos os seres vivos.

1. Líquido x vapor

Apesar de existir mais água na atmosfera do que em todos os rios do mundo juntos, se todo esse vapor de água acumulado no ar caísse de uma vez no planeta, em estado líquido, e atingisse todas as regiões do globo de forma uniforme, ele só aumentaria em cerca de 2,5 centímetros o nível do mar.

2. Cuidados com a escovação

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Em média, uma torneira ligada em força máxima consegue liberar cerca de 7,5 litros de líquido por minuto. Caso essa mesma torneira seja desligada pelo tempo necessário apenas para as escovações dentais diárias, é possível economizar até 19 litros de água por dia.

3. Falta de água

Segundo a ONU, aproximadamente 783 milhões de pessoas vivem sem água potável na Terra, algo em torno de 4 a cada 10 pessoas de toda a população. Estima-se que caso esse ritmo continue, o número de pessoas sem água pode chegar a 1,8 bilhão em 2025, e mais da metade da população global em 2050 poderá sofrer estresse hídrico.

4. O Aquífero Guarani

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

O Aquífero Guarani, distribuído entre territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, Brasil, é o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, ocupando cerca de 1.200.000 km² e sendo capaz de armazenar até 45 mil km³ de água.

5. A situação africana

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Cerca de 58% das crianças no leste e sul da África têm dificuldades para acessar água. Sem saneamento básico, mulheres e jovens chegam a se deslocar por até seis horas diárias para encher baldes d'água.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: