Lontras: 5 curiosidades sobre essas fofurinhas

28/03/2021 às 09:002 min de leitura

As lontras são animais semiaquáticos, que se alimentam principalmente de peixes. Elas também são conhecidas por serem fofas e simpáticas, mas hoje estamos aqui para te provar que estes bichinhos são muito mais do que um rostinho bonito. 

Você sabia, por exemplo, que as lontras conseguem segurar o fôlego por vários minutos? E que elas podem ser encontradas em vários continentes? Hoje vamos te explicar essas e mais algumas curiosidades. Confira abaixo!


1. Lontras dormem de mãos dadas

(Fonte: The Fact Site/Reprodução)(Fonte: The Fact Site/Reprodução)

É comum que as mamães lontras segurem seus filhotes pelas patas enquanto tiram um cochilo para que eles não flutuem para longe um do outro. Outra técnica usada pelos bichinhos é se envolver em algas que crescem na água, assim eles não são arrastados pela correnteza.


2. As tocas das lontras

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando as lontras de rio não querem procurar e construir seu próprio lar, elas ocupam barragens abandonadas por castores. Às vezes elas nem esperam que os vizinhos se mudem e acabam vivendo em áreas que não estão sendo utilizadas.


3. Elas conseguem prender o fôlego por muito tempo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar de viverem na água, as lontras são mamíferos e por isso não são capazes de respirar embaixo dela. Para a sorte destes animais fofinhos, segurar o ar não é um problema, já que lontras-marinhas conseguem fazer isso por cerca de 5 minutos, enquanto lontras de rio chegam a 8 minutos sem precisar recuperar o fôlego. Impressionante, não é mesmo?


4. As lontras pelo mundo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As lontras podem ser encontradas em praticamente todos os continentes — as únicas exceções são Antártida e Oceania. Existem 13 espécies de lontras espalhadas mundo a fora e muitas delas sofrem perigo de extinção por conta da destruição de seu habitat natural.

Aqui no Brasil existem dois tipos de lontras: a lontra neotropical e a ariranha. Em 2019, um grupo de turistas encontrou uma lontra albina no Pantanal.


5. Lontras podem ser bem grandes

(Fonte: Wikimedia/Giovanna Colombi)(Fonte: Wikimedia/Giovanna Colombi)

A ariranha é a maior espécie de lontra, podendo medir até 1,8 metros e pesar 35 quilos. Apesar de ter o maior comprimento entre suas colegas, ela perde no quesito peso para as lontras--marinhas, que podem pesar até 45kg.


Se você, assim como nós, ficou apaixonado por estes bichinhos tão fofos e curiosos, conheça mais 5 fatos sobre as lontras!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: