Por que a Coca-Cola explode quando misturada com Mentos?

29/03/2021 às 08:302 min de leitura

Mais do que cultivar feijão em um pouco de algodão, o experimento científico mais replicado na internet é a mistura entre balas Mentos e Coca-Cola. Mesmo depois de mais de uma década de popularização, muita gente ainda tem dúvidas sobre o porquê da reação explosiva. Agora, porém, o site Brilliant elucidou o fato e explicou o fato de maneira técnica.

Os gêiseres de até 10 metros de altura de refrigerante são explicados por reações físico-químicas da interação. E apesar de o refrigerante de cola ser o mais relacionado ao evento, na verdade vários outras bebidas doces podem ser utilizados.

Para começar a entender a explosão é preciso saber que as balas não são tão lisas como parecem. O Mentos possui crateras irregulares que aumentam a área total da superfície. Isso faz com que uma bala jogada em uma garrafa atue como um surfactante, que são substâncias que reduzem a tensão superficial. As moléculas de água – que são polares, ou seja, possuem pólos positivos e negativos – se atraem, mas são separadas pelas bolhas de gás dióxido de carbono que existem no refrigerante.

A superfície áspera das balas acaba oferecendo lugares para esse crescimento das bolhas, o que gera a reação explosiva. Os surfactantes auxiliam no processo porque diminuem a tensão entre o líquido e o sólido.

As balas acabam fazendo  com que o processo de efervescência do refrigerante seja acelerado. Como as bebidas açucaradas são engarrafadas com pressão, a solução possui dióxido de carbono. Por isso que quando uma garrafa é chacoalhada e aberta logo em seguida as pessoas acabam tomando um banho de Coca-Cola. O que o Mentos faz é escalar ainda mais essa reação, já que com a abertura o dióxido de carbono é obrigado a sair da garrafa, fazendo bolhas e promovendo um verdadeiro gêiser.

Experimento nas escolas

O Brilliant lembra que esse experimento pode ser utilizado em escolas porque, além de simples, ele pode elucidar questões sobre gases, termodinâmica, dinâmica de fluidos, ciência de superfície, física de explosões e outros conceitos de química e física.

O site lembra também que a escala da reação pode ser modificada dependendo de fatos como quão áspera é a versão da bala escolhida e o quanto ela afunda na garrafa. A temperatura e o tipo de refrigerante utilizado também alteram a experiência. A bebida com maior potencial é a Coca Diet, que possui conservantes que reduzem a tensão superficial mais do que o açúcar.

Coca-Cola e MentosO canal Manual do Mundo já realizou o experimento em formato de pegadinha

Por último, é importante lembrar que beber Coca e chupar um Mentos não fará com que o estômago da pessoa seja ejetado. A bebida perde a maior parte do gás assim que é consumida e, por causa disso, o contato com a bala acaba não gerando todo o efeito de liberação de bolhas que promovem a explosão.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: