'Tornado de minhocas' intriga moradores de cidade nos EUA

03/04/2021 às 07:002 min de leitura

Uma moradora da cidade de Hoboken, em Nova Jersey (Estados Unidos), flagrou uma cena curiosa ao fazer sua caminhada matinal no último dia 25: uma espécie de “tornado de minhocas” se formou em uma das calçadas pela qual ela passou, perto das margens do Rio Hudson.

A formação em espiral dos vermes estava no limite entre o concreto da calçada e a grama, mas havia ainda muitas outras minhocas espalhadas nas proximidades, conforme contou a mulher ao Live Science. Intrigada com o “wormnado”, ela tirou fotos e as enviou para a integrante da Câmara Municipal de Hoboken Tiffanie Fisher.

Por sua vez, Fisher compartilhou as imagens no Facebook, onde escreveu: “Alguém já viu algo assim? Este é um tornado de vermes que estavam fora esta manhã, perto do parque Maxwell em Hoboken. Claramente, os vermes saem depois de chover, mas isto é algo que nunca vi!”, comentou.

(Fonte: Facebook/Tiffanie Fisher)(Fonte: Facebook/Tiffanie Fisher)

Conforme a autora das fotos, que não quis ser identificada, a maior parte dos anelídeos estava se mexendo quando ela os avistou e a quantidade era tanta que eles escorregavam pelo meio-fio e caíam na estrada. A caminhante também relatou não ter visto nenhum cano aberto, de onde os animais poderiam ter saído.

Explicações

A postagem da espiral de minhocas em Nova Jersey logo chamou a atenção nas redes sociais, fazendo surgir os mais variados tipos de teorias em relação às origens do fenômeno bizarro. Alguns pesquisadores também deram suas versões.

Para o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia Interdisciplinar da Georgia Tech Harry Tuazon, o redemoinho de vermes surgiu por causa das fortes chuvas ocorridas na noite anterior, fazendo as minhocas saírem do solo em busca de ar. A formação circular, de acordo com ele, seria um “indicativo de drenagem da água e dos vermes sendo varridos, em vez de uma locomoção comportamental”.

(Fonte: Facebook/Tiffanie Fisher)(Fonte: Facebook/Tiffanie Fisher)

Já para o professor do Departamento de Solo, Água e Clima da Universidade de Minnesota Kyungsoo Yoo, estudioso da transformação dos ecossistemas florestais pelas minhocas, a causa do bizarro tornado de vermes não está clara.

Ele disse que as minhocas são conhecidas por emergir em grandes quantidades do solo após chover, mas ressaltou nunca ter visto uma formação em espiral antes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: