Lagarta se disfarça de caveira para afastar predadores

14/04/2021 às 10:005 min de leitura

Para se defenderem de inúmeros predadores e outras ameaças, animais utilizam os mais diversos mecanismos para se disfarçar ou assustar outros bichos, sendo privilegiados com cores, estruturas e articulações que transformam completamente sua aparência. E um dos casos mais fantásticos de proteção natural é a mariposa-da-asa-rosa, que em estágio de lagarta é capaz de exibir uma caveira apavorante com suas costas arqueadas.

A mariposa-da-asa-rosa (Phyllodes imperialis), também conhecida como mariposa-imperial-das-frutas, é um inseto noturno raro encontrado em alguns países ao redor do Oceano Pacífico, e se destaca por ser um animal tranquilo, inofensivo e de difícil localização graças ao seu alto potencial de camuflagem especialmente na fase adulta. Seu nome foi dado por conta de listras rosas brilhantes desenhadas nas asas posteriores, aparentemente funcionando como mecanismo de defesa para assustar outras criaturas.


Porém, o complexo sistema de proteção do inseto já começa a ser desenvolvido muito antes de se tornar uma mariposa completa, visto que seu estágio de lagarta possui um dos mais curiosos mecanismos já vistos. À medida que cresce, a Phyllodes imperialis forma duas grandes manchas escuras parecidas com olhos e pequenas fileiras brancas semelhantes a dentes, criando um sistema de cores para ser utilizado como uma carapaça em formato de caveira.

A lagarta contorcionista

As marcas de esqueleto da mariposa-da-asa-rosa se formam em suas costas, e enquanto o animal encara com seu rosto no melhor estilo Dia De Los Muertos, sua cabeça original realiza um contorcionismo para se encontrar com a região abdominal. Assim, o inseto consegue proteger totalmente suas partes mais vulneráveis de qualquer outro predador que venha ameaçá-lo, confrontando-o com uma enorme face de caveira que aumenta até mesmo seu porte físico e a imponência.


Apesar de o design da caveira ser bastante parecido em quase todas as subespécies da mariposa-imperial-das-frutas, alguns indivíduos possuem cores e tons neon diferenciados, resultando em raridades da natureza que certamente valem a pena ser observadas e apreciadas por entusiastas da área.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: