6 das raças de gatos mais raras do mundo

30/04/2021 às 03:002 min de leitura

De maneira geral, gatos são criaturas verdadeiramente apreciadas pelos seres humanos e que trazem junto de si uma enorme dose de glamour, confiança e beleza. Sejam os grandes felinos, como tigres e leões, ou até mesmo um singelo gato doméstico, essas criaturas são muito admiráveis.

Mas será que você sabe quais são os gatos mais raros do mundo? Nós trouxemos uma lista com seis deles para você ver. Fica de olho!

1. Lince-ibérico

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O lince-ibérico é um dos felinos mais raros e também mais ameaçados de extinção no planeta. Antigamente, eles costumavam ser exímios caçadores por todo território moderno da Espanha e de Portugal. Entretanto, de alguns anos para cá, esses gatos só podem ser encontrados no Parque Nacional de Doñana em Andaluzia.

2. Jaguarundi

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nativos do México e da América do Sul, os jaguarundis são mamíferos carnívoros que podem ser encontrados por quase toda extensão territorial do Brasil. Porém, exceto pela sua localização e habitat, os cientistas pouco sabem a respeito dessa espécie de felinos. Jaguarundis em cativeiro raramente sobrevivem mais do que 10 anos.

3. Gato-do-deserto

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Dono de uma aparência extremamente fofa, o gato-do-deserto costuma residir nas regiões mais arenosas do nosso planeta, como é o caso dos desertos no Norte da África e do Oriente Médio. Medindo apenas 50 cm de comprimento, esses gatinhos são acostumados a viver em locais com pouca água, hidratando-se no corpo de suas presas.

4. Gato selvagem

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de não parecerem em nada, os gatos selvagens são os mais próximos geneticamente dos gatos-do-deserto. Entretanto, eles costumam ser bastante parecidos com os gatos domésticos. A razão disso é porque os gatos selvagem foram a primeira espécie de felinos a ser domesticada pelos humanos há 10 mil anos. Atualmente, os gatos dessa espécie costumam se afastar de pessoas e viver na natureza.

5. Gato-de-cabeça-chata

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Por muito tempo, os gatos-de-cabeça-chata foram considerados extintos, mas hoje sabe-se que alguns ainda na Península da Malásia. Esses gatos adoram ficar perto de água e costumam caçar em rios. Um dado peculiar sobre essa espécie é que eles costumam lavar suas presas antes de comê-las. Higiênico, né?

6. Gato-dos-pampas

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Também conhecido como gato-palheiro, o gato-dos-pampas é um pequeno tipo de gato selvagem de origem na América do Sul. Apesar de terem tamanho semelhante ao dos gatos domésticos, esses gatos costumam erguer seu pelo para parecerem maiores quando se sentem ameaçados. Sua coloração depende do habitat onde vive, variando de tons avermelhados para cinza escuro.


 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: