Por que as roupas mofam dentro do armário?

03/05/2021 às 08:002 min de leitura

Alguma vez você já foi buscar uma roupa dentro do armário apenas para notar que ela havia completamente mofada após passar alguns dias guardada? Essa é uma situação bastante chata e que pode acontecer com qualquer peça de vestimenta, seja ela um sapato, cachecol, casaco ou até mesmo uma simples camiseta.

O bolor, nome dado aos fungos que se formam em espaços úmidos e escuros, pode acabar arruinando completamente uma das suas roupas preferidas e ainda por cima representa um sério risco a sua saúde. Portanto, entenda quais os principais motivos para o acúmulo de mofo acontecer e qual a melhor forma para evitá-lo!

Manifestação de fungos

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A umidade, em primeiro lugar, é o principal fator para fungos possam se manifestar nos mais variados tipos de superfície. Normalmente, sua incidência pode ser medida em diferentes intensidades dependendo da estação do ano em que estamos, da região onde você mora, da umidade relativa do ar, do seu tipo de armário ou do modo como você guarda suas vestimentas.

Por exemplo, guarda-roupas instalados em espaços da casa que não recebem muita iluminação estão mais propensos a gerar o acúmulo de mofo. O bolor também aparece com mais frequência nas peças que estiverem dobradas ou escondidas no fundo das prateleiras.

Pensando nisso, o melhor método para atenuar esses efeitos é tentar manter os ambientes da sua casa bem arejados sempre que possível, sobretudo porque o mofo pode causar o agravamento de doenças respiratórias como a rinite, a sinusite e a asma. 

Como lidar com o problema

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Antigamente, uma maneira bastante rústica para acabar com o mofo era distribuir punhados de arroz nas áreas mais úmidas da casa. Você pode armazenar cerca de 40 grãos de arroz em um saquinho de tecido e colocá-los dentro do armário um pouco afastados das roupas. Isso fará com que o arroz absorva a umidade e mantenha o móvel mais seco.

Porém, hoje em dia essa técnica já não é mais tanto indicada pois o cereal possui baixa capacidade de absorção e pode acabar sendo contaminado por outros microrganismos. Isso faz com que outras opções existentes no mercado acabem sendo mais viáveis.

A opção mais eficiente, atualmente, para lidar com o bolor é a sílica-gel, um produto sintético criado da reação do silicato de sódio com ácido sulfúrico. Esse processo químico forma um agente dessecante biodegradável muito potente e que acabará com a umidade.

Esse é aquele tradicional saquinho de bolinhas que normalmente acompanha a compra de algum produto novo ou vem dentro das caixas de sapato. Além da eficiência na secagem, a sílica-gel possui propriedades antissépticas, fungicidas e também não é nociva aos seres vivos e ao meio ambiente.  

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: