Seja o primeiro a compartilhar

Por que gatos vomitam bolas de pelo?

Se você é dono de gato, é provável que um dia você já tenha se deparado com a desagradável missão de limpar bolas de pelo que foram vomitadas em algum canto da casa. Pois saiba que esse não é um desconforto só seu. As bolas de pelo podem causar bloqueios intestinais, que por sua vez pode ser um sério problema de saúde para o seu bichano.

E tudo isso é culpa da higiene excessiva dos nossos animais. Os felinos costumam se lamber para limpar o pelo, processo que funciona como uma espécie de banho. Além disso, esse também é um gesto calmante para eles, pois estimula a produção de endorfina e aumenta a sensação de bem-estar. Então, que cuidados nós precisamos ter quanto ao ato de vomitar bolas de pelo? É melhor estar preparado.

A causa das bolas de pelo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Bolas de pelo são extremamente nojentas, mas elas se desenvolvem como resultado da rotina de higiene saudável e exigente do seu gato. Quando seu felino se penteia, pequenas estruturas em formato de gancho na língua dele apanha os cabelos soltos e mortos, que são então engolidos.

A maior parte dos pelos passa por todo trato digestivo sem maiores problemas. Porém, os cabelos que ficam presos no estômago vão se acumulando até formar uma bola de pelo. Normalmente, seu gato tentará se livrar desse problema vomitando-a. Como as bolas de pelo passam pelo estreito esôfago ao sair, costumam parecer finas e semelhantes a tubos, em vez de redondas.

Esse problema ocorre com maior frequência em espécies de gato com pelo longo, como são os casos dos Persas ou Maine Coons. Gatos que soltam muito cabelo ou que se limpam compulsivamente também têm maior probabilidade de ter bolas de pelo. Por fim, esse hábito também é mais comum entre gatos adultos do que em filhotes.

Sintomas do problema

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Ver o seu gato expelindo uma bola de pelo pode ser algo bastante perturbador, visto que os animais sofrem certo incomodo ao mandá-las para fora. Alguns sintomas comuns de bola de cabelo incluem engasgos e náuseas. Normalmente, seu gato vomitará elas em um período relativamente curto.

Entretanto, é importante que os donos estejam atentos para possíveis sinais de bloqueios intestinais nos felinos, visto que esse tipo de problema pode ser fatal. Procure cuidados veterinários no menor de qualquer um desses sinais:

  • Vômito, engasgo, ânsia de vômito ou tosse contínua sem produzir uma bola de pelo;
  • Falta de apetite;
  • Letargia;
  • Constipação;
  • Diarreia.
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.