Colocar uma colher na panela impede a água fervendo de derramar?

16/06/2021 às 13:002 min de leitura

Alguma vez você já enfrentou o problema de colocar a água para ferver em uma panela apenas para ela começar a vazar depois que estava quente? Esse pode ser um problema recorrente para os cozinheiros de plantão e que também pode ser tranquilamente evitado com um único truque: utilizar uma colher de madeira.

Quase como mágica, esse utensílio impede com que o líquido ultrapasse a borda da panela e evita que você presencie uma enorme bagunça enquanto cozinha. Mas qual o motivo para esse método funcionar? É hora de entender toda a ciência envolvida por trás dessa inovadora técnica.

Propriedades da madeira

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a madeira é um material isolante. Isso significa que ela não conduz calor ou eletricidade muito bem. Portanto, quando colocada atravessada no topo de uma panela fervendo, a colher se manterá mais gelada do que o restante das coisas sob o fogo e iniciará um fenômeno.

Quando você ferve alimentos com amido, como o macarrão, parte dessa substância entra na água e a torna mais viscosa ou espessa. As bolhas de ebulição da água com amido são maiores, mais estáveis e cheias de ar quente e vapor. A superfície de uma bolha é composta por finas camadas de água mantidas juntas por outras moléculas.

Se uma bolha quente entra em contato com a colher de madeira fria, essas moléculas interrompem a ligação entre si e a bolha estoura, liberando todo o calor existente dentro dela. Esse processo se repete inúmeras vezes enquanto o alimento cozinha, o que faz com que a água nunca consiga ultrapassar a altura definida pela marca da colher.

Combinação ideal

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Por conta da superfície áspera de uma colher de pau, combinada com o fato de que a madeira atrai as moléculas de água, oferece um ambiente ideal para a formação de pequenas bolhas em água fervente. Sem a existência da colher, bolhas maiores se formariam em explosões descontroladas que fariam o líquido escorrer para fora da panela.

Dessa forma podemos ver que esse é um truque de mágica existente na vida real e que poderá ajudar muitos cozinheiros novatos e experientes. Portanto, lembre-se sempre de utilizar esse método toda hora que for cozinhar algo com a panela aberta e tenha a sua vida facilitada em mil vezes!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: