6 tipos de panela e como elas afetam nossa saúde

13/06/2021 às 07:002 min de leitura

Cozinhar é uma arte milenar que envolve diversos cuidados e preparo, sobretudo nos dias atuais com diversos tipos de panelas e utensílios feitos de uma grande variedade de materiais. Apesar de as mais comuns serem feitas de alumínio, inox ou teflon, é sempre bom ter em mente mais informações sobre cada uma delas e saber quais são os modelos mais seguros para o uso.

Pensando nisso, nós separamos uma lista com as seis panelas mais confiáveis e benéficas para a sua saúde. Olha só!

1. Cerâmica ou vidro temperado

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em geral, os utensílios domésticos feitos de cerâmica ou vidro temperado só foram feitos para ir ao forno no preparo de assados e sopas, visto que não conseguem distribuir o calor muito bem e podem acabar quebrando. 

Porém, mesmo sendo menos versáteis que os demais, esses materiais são considerados inócuos e não liberam nenhum tipo de químico mesmo quando usados com alta frequência.

2. Ferro

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As panelas de ferro são utensílios tradicionais nas "casas de avós". Além de ser bastante resistente e poder cozinhar em temperaturas muito altas, esse tipo de panela acaba "doando" um pouco de ferro para a comida durante o processo de cozimento e não fornece nenhum risco para a saúde.

Dessa forma, quem tiver algum tipo de deficiência de ferro pode querer buscar uma dessas para sua casa.

3. Cobre

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Perdendo apenas para a prata, o cobre é qualificado como o segundo melhor material condutor de calor. Isso faz dele um excelente material para panelas, pois garante que a comida será cozida de maneira uniforme e oferece menos chances de queimar. 

Como o cobre jamais deve entrar em contato com a comida para evitar contaminação, esse tipo de panela geralmente é revestido com uma fina camada de alumínio ou latão. Mesmo assim, continua sendo uma das favoritas para o uso profissional. 

4. Inox

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

As panelas de inox ou aço inoxidável costumam ser compostas majoritariamente por ferro, mas também podem possuir quantias de cromo e níquel. Apesar de possuírem fundo triplo e serem excelentes para o uso em casa, esse tipo de panela requer certo tipo de cuidado.

Como o níquel é um tipo de metal tóxico e que depende do tempo de contato para contaminar, é ideal que as pessoas não deixem os alimentos armazenados nas panelas após terminarem de cozinhar.

5. Alumínio

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por ser barato, leve e excelente condutor de calor, o alumínio acabou se tornando um dos materiais favoritos para a produção de panelas, além do fato de ser extremamente fácil lavá-las. 

Entretanto, assim como o níquel, existe uma leve probabilidade do alumínio ser liberado na comida. Por isso, o recomendado é que toda a comida cozinha seja depositada em um recipiente de vidro e não dentro das panelas.

6. Panela antiaderente

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As panelas revestidas de teflon antiaderente foram uma belíssima invenção para evitar com que os alimentos ficassem grudados na panela e causassem um enorme caos na cozinha, além de proporcionar a possibilidade de grelhar alimentos sem o uso de gordura.

Quando danificadas, essas panelas perdem um pouco da sua propriedade, mas não oferecem muitos riscos a saúde. O teflon, caso ingerido, é quimicamente inerte e não é transformado pelo corpo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: