Seja o primeiro a compartilhar

Velcro: qual sua origem e como funciona?

Primeiramente, é importante dizer que, assim como outros produtos, a palavra "velcro" é uma metonímia, ou seja, assim como ocorre com Bombril, Chiclets e Gilette, o nome do produto foi substituído pelo nome da marca. Portanto, Velcro é o nome da marca dona da patente do mecanismo com fixação por sistema de gancho e argola. 

O velcro foi inventado em 1948 pelo engenheiro e eletricista suíço Georges De Mestral, que patenteou a ideia em 1955. O novo produto foi uma grande revolução sendo utilizado em roupas, calçados, mochilas e fixação de maneira geral.

Como o velcro foi criado?

Em 1941, quando De Mestral saiu para caçar com seu cão, ambos voltaram cobertos de semente de bardana e o engenheiro teve que tirar as sementes grudentas, uma a uma, do seu corpo e do cão. Mas, ao invés de se irritar, Georges resolveu canalizar a energia e entender aquele processo. O engenheiro percebeu que a semente era coberta por centenas de “ganchos” que naturalmente se prendiam aos pelos, cabelos e roupas. Assim, sete anos depois, o velcro foi criado. 

Em uma imagem de zoom, é possível entender como os ganchos se ligam aos laços no velcro. (Fonte: Sunny Skyz/Reprodução)Em uma imagem de zoom, é possível entender como os ganchos se ligam aos laços no velcro. (Fonte: Sunny Skyz/Reprodução)

A palavra "velcro" veio da fusão de duas palavras francesas: velours, que significa veludo; e crochet, que significa gancho. Na época, o surgimento do velcro não parecia interessante para os fabricantes de roupa, mas com seu uso em 1967 pela NASA, o produto decolou. Na época, ele foi utilizado na missão Apollo 1 para manter fixos os objetos dos astronautas em ambiente com baixíssima gravidade. O velcro era colocado na parede e os dispositivos fixados nele.

Como funciona o Velcro?

Atualmente, o velcro é feito de nylon e poliéster, e é utilizado massivamente pela indústria da moda. Ele funciona com duas tiras de material, uma com muitos ganchos minúsculos e outra com muitos laços finos. Assim, os ganchos se prendem a esses laços e ficam unidos. Quanto mais ganchos e laços, mais forte será a ligação. Em 5 centímetros quadrados, é possível existir até 400 ganchos que podem suportar mais de 50 kg. 

A empresa criadora do produto fornece solução de fixação para indústria de embalagens, transporte, cuidados pessoais, vestuário e até para a área militar. Além do modelo tradicional, a marca Velcro também possui fixadores com adesivo para uso geral, fitas e abraçadeiras, adesivos para tecidos, blocos de construção para crianças, entre outros.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER