Velcro: qual sua origem e como funciona?

03/07/2021 às 09:002 min de leitura

Primeiramente, é importante dizer que, assim como outros produtos, a palavra "velcro" é uma metonímia, ou seja, assim como ocorre com Bombril, Chiclets e Gilette, o nome do produto foi substituído pelo nome da marca. Portanto, Velcro é o nome da marca dona da patente do mecanismo com fixação por sistema de gancho e argola. 

O velcro foi inventado em 1948 pelo engenheiro e eletricista suíço Georges De Mestral, que patenteou a ideia em 1955. O novo produto foi uma grande revolução sendo utilizado em roupas, calçados, mochilas e fixação de maneira geral.

Como o velcro foi criado?

Em 1941, quando De Mestral saiu para caçar com seu cão, ambos voltaram cobertos de semente de bardana e o engenheiro teve que tirar as sementes grudentas, uma a uma, do seu corpo e do cão. Mas, ao invés de se irritar, Georges resolveu canalizar a energia e entender aquele processo. O engenheiro percebeu que a semente era coberta por centenas de “ganchos” que naturalmente se prendiam aos pelos, cabelos e roupas. Assim, sete anos depois, o velcro foi criado. 

Em uma imagem de zoom, é possível entender como os ganchos se ligam aos laços no velcro. (Fonte: Sunny Skyz/Reprodução)Em uma imagem de zoom, é possível entender como os ganchos se ligam aos laços no velcro. (Fonte: Sunny Skyz/Reprodução)

A palavra "velcro" veio da fusão de duas palavras francesas: velours, que significa veludo; e crochet, que significa gancho. Na época, o surgimento do velcro não parecia interessante para os fabricantes de roupa, mas com seu uso em 1967 pela NASA, o produto decolou. Na época, ele foi utilizado na missão Apollo 1 para manter fixos os objetos dos astronautas em ambiente com baixíssima gravidade. O velcro era colocado na parede e os dispositivos fixados nele.

Como funciona o Velcro?

Atualmente, o velcro é feito de nylon e poliéster, e é utilizado massivamente pela indústria da moda. Ele funciona com duas tiras de material, uma com muitos ganchos minúsculos e outra com muitos laços finos. Assim, os ganchos se prendem a esses laços e ficam unidos. Quanto mais ganchos e laços, mais forte será a ligação. Em 5 centímetros quadrados, é possível existir até 400 ganchos que podem suportar mais de 50 kg. 

A empresa criadora do produto fornece solução de fixação para indústria de embalagens, transporte, cuidados pessoais, vestuário e até para a área militar. Além do modelo tradicional, a marca Velcro também possui fixadores com adesivo para uso geral, fitas e abraçadeiras, adesivos para tecidos, blocos de construção para crianças, entre outros.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: