Seja o primeiro a compartilhar

O que faz os filhotes de flamingo ficarem cor-de-rosa?

Considerado o pássaro nacional das Bahamas, o flamingo é uma espécie distinta e misteriosa de ave que se destaca por suas particularidades, seja pelos hábitos alimentares minimamente estranhos ou pela pigmentação rosada que obtém após poucos anos de vida, quando trocam de cor ainda no estágio de filhote.

Diferentemente de outras espécies de aves, os flamingos são uns dos únicos grupos que produzem o chamado leite de cultura, uma substância semissólida e desintegrada com alto teor de gordura e proteína. Essa excreção, basicamente uma extensão do sistema digestivo, é utilizada como a principal fonte nutritiva para os pequenos flamingos e não é produzida nas glândulas mamárias, chamando a atenção pela forte coloração avermelhada, muito semelhante ao tom do sangue.

O pigmento carotenoide

O leite das aves bahamenses é dotado de um pigmento conhecido como canthaxantina, que é levado para o fígado do filhote durante a alimentação e, mais tarde, lhe concede as condições necessárias para transformar a cor de suas penas. Pela incapacidade de filtrar água e de se alimentar de camarão vivo ou fontes de pigmentos carotenoides, os filhotes acabam se tornando extremamente dependentes do leite e a ausência de bicos torneados como os dos adultos os impede de buscar comida por si só.

Confira abaixo um vídeo que mostra como ocorre a alimentação dos filhotes e de que forma o leite produzido no papo digestivo dos adultos pode ser transportado para os flamingos mais jovens.

"Não, eles não estão lutando. Esta é uma das coisas mais incríveis da natureza. Os flamingos pais produzem leite vegetal em seus tratos digestivos e o regurgitam para alimentar os mais jovens. Veja como eles estão fazendo isso juntos."

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER