Qual é a temperatura ideal para os gatos?

09/07/2021 às 12:002 min de leitura

Seja no inverno ou no calor, é importante que cuidemos dos nossos bichanos para que eles não sofram. Quando está muito frio, é mais fácil cuidar do nosso companheiro agasalhando-o e deixando o ambiente mais quente. Já no calor, os gatos ficam inquietos ou mudam seus hábitos para mostrar que estão incomodados. 

Quando está muito quente, é comum que os donos de cachorros se preocupem mais que os donos de gatos. Isso ocorre, pois os cães saem na rua para caminhar, e podem acabar queimando a pata, e ficam mais ofegantes e incomodados com as altas temperaturas.  

Os gatos, que são mais autossuficientes, nem sempre demonstram que sentem calor. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar os felinos quando o dia está muito quente. 

Como saber se meu gato está sofrendo com o calor?

Os gatos não são imunes ao calor. O que os difere dos cachorros é que eles desenvolvem estratégias quando precisam lidar com esse clima. Em dias com altas temperaturas, os felinos diminuem suas atividades. 

Por isso, é comum que eles  cochilem mais ou procurem sombras e locais frescos. Isso ocorre, pois eles tentam manter a temperatura corporal entre 38?°C a 39?°C, considerada normal para a espécie.

Quando estão com calor, os gatos tendem a se lamber mais que o habitual, para resfriar o corpo. (Fonte: Pixabay/Reprodução)Quando estão com calor, os gatos tendem a se lamber mais que o habitual, para resfriar o corpo. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Caso o bichano comece a suar pelas patas, ficar letárgico, perder o apetite e ficar ofegante, pode ser um sinal de hipertermia ou insolação. Se o gato estiver com uma temperatura corporal acima de 39?°C, é preocupante e o melhor a se fazer é procurar um veterinário.

Como aliviar o calor dos felinos?

Embora os bichanos tenham suas próprias estratégias, é importante que os donos fiquem de olho para garantir que eles estejam bem. Nesses dias é comum que eles procurem superfícies mais frescas, como pisos frios e cerâmica, para deitar. Há gatos, inclusive, que sobem na pia e pedem água direto da torneira. 

Estimule o seu gato a beber bastante água durante os dias quentes. (Fonte:Pixabay/Reprodução)Estimule o seu gato a beber bastante água durante os dias quentes. (Fonte:Pixabay/Reprodução)

Você pode espalhar vários potes pela casa e até colocar cubos de gelo e trocar a água com mais frequência para que ela esteja sempre fresca e limpa. Para refrescá-los, faça escovação diária para tirar o excesso de pelo morto e, se a pelagem for muito densa e longa, a tosa na região da barriga também ajuda. Como a espécie não é muito adepta aos banhos, uma toalha úmida pode refrescar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: