Queda de raio deixa ao menos 18 mortos em Forte Amer, na Índia

12/07/2021 às 09:302 min de leitura

Na noite deste último domingo (11), um raio atingiu uma das torres de vigilância do Forte Amer, tradicional ponto turístico de Jaipur, Índia, e levou à morte ao menos 18 pessoas. Segundo informado pela CNN, as outras 11 vítimas que sofreram impactos diretos do fenômeno foram encaminhadas rapidamente para o Hospital Sawai Man Singh e já se encontram estáveis.

Em entrevista, Shankar Lal Saini, oficial sênior de gerenciamento de desastres em Jaipur, informou que mulheres e crianças estavam entre as vítimas fatais. Enquanto algumas delas eram moradoras da cidade, outras eram turistas que estavam aproveitando o final de semana para tirar selfies e conhecer o local, quando foram atingidas inesperadamente por um raio.

"Havia uma torre lá. Quando o raio caiu, a parede da torre desabou e muitas pessoas foram soterradas sob ela. Como o forte ficava em uma colina, enquanto os destroços estavam caindo e o espaço reduzindo, algumas pessoas também caíram em uma vala," disse Saini. "Porque é uma área montanhosa e há muitas árvores nas quais as equipes de resgate ficaram procurando até de manhã, para o caso de alguém ficar para trás, mas agora todas as pessoas foram encontradas"

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

As expedições para encontrar os desaparecidos encerraram na manhã desta segunda-feira (12) e todos os corpos foram resgatados. Em comunicado postado no Twitter, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prestou suas condolências aos mortos e acidentados, e reforçou um fato comum no país ao afirmar que "muitas pessoas perderam a vida devido a raios em algumas áreas do Rajastão".

A queda de raios na Índia

Além do incidente no Rajastão, cerca de 41 pessoas também foram mortas por raios durante o último final de semana nos estados de Uttar Pradesh e Madhya Pradesh. Esses índices simbólicos de óbitos contribuem para uma alavancagem significativa nos últimos anos envolvendo a variável, já que a média de mortes pelos fenômenos elétricos, na Índia, chega a impressionantes 2 mil casos anuais.

Em relatório, o Departamento Meteorológico Indiano (IMD) apontou que a crise climática vem dobrando o número de raios a cada ano desde a década de 1960, e em anos recordes como 2018, por exemplo, cerca de 36.749 raios foram registrados em apenas 13 horas, levando 2357 pessoas à morte.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: