Fato ou mito? 9 curiosidades sobre as águas-vivas

16/07/2021 às 05:002 min de leitura

As águas-vivas são animais marinhos que atraem tanto pela beleza quanto pela dor de suas picadas. Ao longo do tempo, porém, muitas lendas urbanas surgiram em relação a esses animais tão curiosos. E você sabia que elas são chamadas medusas por conta de seus tentáculos? O nome é uma referência ao monstro da mitologia grega com cobras no lugar de cabelos. Confira outras curiosidades:

1. Fato ou mito: todas as medusas pertencem à mesma espécie?

Mito! Até o momento, os cientistas já detectaram mais de 2 mil espécies diferentes de águas-vivas, mas acreditam haver mais de 300 mil ainda não documentadas!

2. Fato ou mito: a água-viva não possui cérebro?

Fato! Elas também não têm coração, pulmão e esqueleto. O oxigênio é absorvido pela pele, que é extremamente fina, já o coração é desnecessário por ela não ter sangue. Por fim, a rede nervosa logo abaixo da epiderme é sensível ao toque e faz com que o animal não precise de um cérebro para processar ações ou pensamentos.

3. Fato ou mito: a água-viva ataca os humanos?

Mito! Os seres humanos não estão entre as presas das medusas, mas encontros acidentais podem acabar bem desagradáveis para nós.

Água-viva (Fonte: Pixabay)Água-viva (Fonte: Pixabay)

4. Fato ou mito: as águas-vivas já foram ao espaço?

Fato! Em 1991, quase 3 mil medusas-da-lua foram ao espaço a bordo do ônibus espacial Columbia. A intenção era ver como a microgravidade afetaria a estrutura desses animais. No espaço, algumas das águas-vivas se multiplicaram, e as que nasceram por lá não sabiam como lidar com a gravidade ao virem para a Terra.

5. Fato ou mito: urinar em uma picada de água-viva ajuda a aliviar a dor?

Mito! Essa lenda urbana voltou aos holofotes por conta da série Friends, mas não passa de balela. Xixi na queimadura de água-viva não serve para nada. O ideal é aplicar algo como vinagre para tentar desativar as células da picada e jamais esfregar a área – isso pode acionar ferrões e liberar ainda mais veneno. Ou seja, nada de esfregar o local com areia, como muita gente também recomenda.

6. Fato ou mito: as água-vivas são os seres multicelulares mais antigos do planeta?

Fato! Fósseis em rochas indicam que as águas-vivas já estavam na Terra há 500 milhões de anos. Ou seja, elas são mais antigas que os próprios dinossauros!

Água-viva (Fonte: Pixabay)Água-viva (Fonte: Pixabay)

7. Fato ou mito: as águas-vivas podem desaparecer sob o Sol?

Parcialmente fato. Como esses animais podem conter entre 85% e 98% de água, caso eles encalhem na areia, é só uma questão de tempo até a água evaporar e eles praticamente desaparecerem.

8. Fato ou mito: as águas-vivas nunca se enroscam entre si?

Fato! Algumas espécies podem ter tentáculos com quase 30 metros – superior ao tamanho de uma baleia-azul –, mas eles são tão escorregadios que nunca se enroscam. Além disso, elas só picam medusas de outras espécies.

9. Fato ou mito: as águas-vivas têm olhos?

Parcialmente fato. Apesar de composições corporais muito simples, algumas espécies de águas-vivas pode, conter até duas dúzias de olhos, com lente, retina e córnea. As da família Cubozoa, por exemplo, têm visão 360 graus. 

Água-viva (Fonte: Pixabay)Água-viva (Fonte: Pixabay)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: