Por que os mamilos doem e são tão sensíveis?

19/07/2021 às 09:302 min de leitura

Poucas partes do corpo humano são tão intrigantes quanto os nossos mamilos. Quando paramos para pensar, atualmente eles cumprem a única função de mecanismo da natureza entre mamíferos para alimentar os bebês. Mesmo sem ter um motivo aparente para existir na anatomia dos homens, o processo evolutivo parece não se importar em removê-los do caminho.

Mas até aí tudo bem. O grande problema, entretanto, é que essa é uma parte do corpo bastante sensível e constantemente pode gerar alguns incômodos. É comum que mulheres amamentando sintam algum grau de desconforto ou dor dependendo da atividade do bebê, mas qual o motivo para um mamilo doer sem a presença de uma criança? Nesses casos, existem diversos motivos que podem estar te atrapalhando.

Atividade física

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

De acordo com uma matéria publicada na Medical News Today, a causa mais comum para um mamilo dolorido inevitavelmente é a fricção. Para mamilos sensíveis, a prática de exercícios com roupas que não se adaptam muito bem ao corpo e tornam a região do peito desconfortável pode resultar em um excesso de atrito causador de lesões.

Quanto mais a sua pele se esfrega contra o tecido, mais irritado você se sentirá posteriormente. Esse é um problema tão comum entre maratonistas que essa dor acabou sendo batizada de "mamilo do corredor". Corridas de longa distância e roupas suadas podem causar até mesmo sangramento. No inverno, os mamilos eretos podem ser ainda mais sensíveis ao atrito.

Se você costuma sentir esse tipo de dor após a prática de exercício físico, talvez seja importante considerar o uso de alguma fita adesiva para proteger a região, aplicar vaselina ou até mesmo mudar o tecido da sua vestimenta. Roupas apertadas que se movimentam menos podem ajudar a diminuir a fricção.

Reação alérgica

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Porém, se o seu problema passa longe de ser uma irritação durante períodos de exercícios, é possível que a dor no seu mamilo seja resultado de algum tipo de reação alérgica aos produtos de lavar roupa. Sabões em pó e amaciantes podem provocar algum tipo de dermatite de contato, desenvolvendo uma maior sensibilidade nos mamilos.

Uma opção para isso é optar pelo uso de produtos hipoalérgicos ou tecidos feitos 100% de algodão. Caso nenhuma das dicas citadas anteriormente tenha servido para alguma coisa, é provável que você tenha desenvolvido uma infecção bacteriana ou fúngica secundária.

As infecções fúngicas geralmente são caracterizados por um mamilo mais avermelhado do que o normal. Nesses casos, o recomendável é que você busque ajuda médica para encontrar as melhores soluções para lidar com esse problema. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: