Como se mede a sensação térmica?

06/09/2021 às 11:002 min de leitura

Normalmente, a temperatura indicada na sensação térmica é diferente daquela apontada no termômetro. Mas o que faz com que esses valores sejam diferentes? 

Em dias mais quentes e úmidos, por exemplo, sempre damos uma olhada na previsão do tempo para conferir a temperatura e as chances de chuva. Quando saímos de casa, o calor parece muito pior e a sensação térmica indica muitos graus acima da temperatura real. Por que isso acontece?

O que é a sensação térmica e como ela é medida?

A sensação térmica é um índice criado para representar como a pessoa se sente em relação à temperatura, na prática. No fim das contas, entender esse dado acaba sendo mais importante do que saber a temperatura. 

Afinal, é esse número que impactará sua sensação de bem-estar. São três variáveis que determinam esse conceito: a umidade do ar, velocidade do vento e a temperatura real. 

Além dos fatores citados, a sensação térmica varia de acordo com a gordura corporal, características metabólicas, vestimenta, uso de medicamentos, variações hormonais, entre outros. (Fonte: Freepik/Reprodução)Além dos fatores citados, a sensação térmica varia segundo a gordura corporal, características metabólicas, vestimenta, uso de medicamentos, variações hormonais, entre outros. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Para descobri-la há fórmulas e tabelas que ajudam no cálculo. Na calculadora do serviço meteorológico dos Estados Unidos, é possível medir a sensação térmica sabendo a temperatura real e a umidade do ar. Por exemplo, se a temperatura estiver em 32 °C e a umidade for de 62%, a sensação térmica chega a 38 °C.

Tanto o vento quanto a umidade são considerados na conta, pois eles impactam deixando a sensação mais fria ou mais quente. Imagine um dia frio. Se estiver ventando, você sabe que precisa de um casaco a mais para se manter aquecido. Isso ocorre, pois o vento retira calor do corpo, portanto, é preciso uma barreira adicional. 

Em dias em que a sensação térmica está muito alta, é importante se manter hidratado. (Fonte: Freepik/Reprodução)Em dias em que a sensação térmica está muito alta, é importante se manter hidratado. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Já o calor infernal que sentimos quando a sensação térmica está muito alta deve-se à alta umidade. Quem já foi a Manaus sabe como esse processo ocorre. As altas temperaturas associadas aos dias mais úmidos faz com que a sensação térmica seja pior. Assim, passamos a maior parte do tempo transpirando, para resfriar o corpo, e além do calor sentimos que o ar está abafado devido à evaporação.

Portanto, a sensação térmica elevada também representa um risco à saúde. Caso as temperaturas sejam muito extremas, o corpo pode não aguentar. Em temperaturas acima dos 30 °C, há risco de desmaio, desidratação e insolação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: