Beleza universal: 6 planetas extraordinariamente bonitos

16/09/2021 às 13:002 min de leitura

Quando paramos para pensar na beleza da vida, nos deparamos com uma pequena parcela de tudo que a natureza tem a oferecer. A existência humana, apesar de muito complexa, é apenas uma minúscula fração de tudo que é inacreditável e está espalhado por todos os lados do universo.

A Terra, por exemplo, é apenas um dos magníficos planetas que estão vagando por aí. E você já parou para imaginar quantos astros belíssimos existem no espaço? Pensando nisso, nós criamos uma lista para te mostrar um pouco mais da beleza inenarrável que permanece distante dos nossos olhos. Veja só!

1. Saturno

(Fonte: NASA)(Fonte: NASA)

De todos os planetas que compõem o nosso Sistema Solar, como não destacar a existência de Saturno? Logicamente, o planeta que tem uma série de anéis a sua volta é um verdadeiro chamariz. A espaçonave Cassini, da NASA, passou 13 anos orbitando esse incrível astro para coletar mais informações, e o resultado é simplesmente lindo.

Aliás, os anéis são tão colossais que tomam conta de quase todas as imagens — exceto por uma em específico. Junto ao planeta, podemos notar ao fundo das fotos um de seus satélites naturais. Ao todo, Saturno tem 82 luas.

2. PSR B1620-26b

Assim como outros exoplanetas, o PSR B1620-26b não tem um nome exatamente fácil. Entretanto, ele segue sendo o planeta mais antigo conhecido pela humanidade com idade aproximada de 12,7 bilhões de anos. Para se ter uma ideia do quanto esse astro é velho, ele é apenas um pouco mais novo do que a própria criação do universo. Remanescente de uma supernova, esse gigantesco planeta sustenta em sua órbita outros dois astros colossais: duas anãs brancas.

3. Gliese 876d

Apenas 15 anos-luz separam a Terra do exoplaneta Gliese 876d. Embora seja pequeno o suficiente para ser rochoso, esse planeta é consideravelmente maior do que o nosso e extremamente quente. Apesar de ter o comprimento de dia parecido com o que estamos habituados, ele tem uma órbita muito curta.

Isso significa que as temperaturas são excepcionalmente elevadas o dia inteiro. Sendo assim, nem um pouco habitável pelos seres humanos.

4. GJ 504b

Por integrar um sistema estelar ainda jovem, o exoplaneta GJ 504b ainda mantém boa parte do calor da sua formação. Isso faz que a sua coloração seja completamente espetacular em um tom de rosa muito chamativo. Localizado a 57 anos-luz da Terra, esse astro tem massa quatro vezes maior que Júpiter.

Com 160 milhões de anos de idade, sua superfície tem temperatura média de 237 °C. Quente, né?

5. TOI 1338b

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Descoberto apenas em 2020 por um estagiário de 17 anos de idade da NASA, o exoplaneta TOI 1338b foi o 1° planeta circumbinário já descoberto no espaço ou que orbita 2 estrelas ao mesmo tempo. Localizado a 1,3 mil anos-luz da Terra, não existe um aspecto nele que não seja impressionante.

Sobretudo no quesito beleza, pode-se dizer que TOI 1338b e sua coloração intensa em tons de roxo são um verdadeiro agrado à visão.

6. Marte

(Fonte: NASA)(Fonte: NASA)

Voltando ao nosso Sistema Solar, outro planeta que não pode ficar de fora dessa lista é Marte. Também chamado de Planeta Vermelho, esse astro tem sido objeto de estudo dos humanos há décadas e cada vez tem despertado mais encantamento nos pesquisadores.

Sendo o 2° menor planeta orbitando o Sol, ele está localizado a 57,6 milhões de km da Terra e pode ser facilmente visto por lentes de telescópios na maior parte do ano.