03
Compartilhamentos

Nova espécie de mosca é batizada em homenagem à drag queen RuPaul

Os cientistas do instituto de pesquisa australiano CSIRO descobriram uma nova espécie de mosca-soldado e foram bastante criativos na hora de escolher o nome científico dela: Opaluma rupaul. Trata-se de uma homenagem a RuPaul, uma das drag queens mais famosas do mundo, cujo programa já foi assunto aqui no Mega Curioso.

A principal razão para o batismo é que a mosca tem cores fortes e metálicas, além de pernas bem longas, que remetem ao visual da drag queen em seu programa. “Eu estava assistindo bastante RuPaul's Drag Race enquanto estudava a espécie e sabia que ela desafiaria RuPaul na passarela. Ela tem um 'traje' de cores metálicas, coloridas e furta-cor”, explicou o cientista Bryan Lessard sobre a ideia.

Já o nome do gênero, Opaluma, vem do latim, remetendo às palavras para a pedra opala e para espinho nesse idioma. 

Espécie Opaluma rupaul recebeu esse nome por seu visual colorido metálico (Imagem: CSIRO/Reprodução)Espécie Opaluma rupaul recebeu esse nome por seu visual colorido metálico (Fonte: CSIRO/Reprodução)

Realmente, o visual da mosca lembra os looks da drag, né? (Imagem: PinkNews/Reprodução)Realmente, o visual da mosca lembra os looks da drag, não é? (Fonte: PinkNews/Reprodução)

Histórico de nomes criativos

Esta não é a primeira vez que Lessard se inspira na cultura pop para batizar espécies. Recentemente, sua equipe descobriu três espécies de besouro do mesmo gênero, muito difíceis de encontrar na natureza, e as batizou com o nome de três Pokémon raros no jogo: Binburrum articuno, Binburrum zapdos e Binburrum moltres. 

Na verdade, o histórico de nomes criativos vem desde 2011, com a mosca Scaptia beyonceae

A ideia de Lessard ao escolher esses nomes é chamar a atenção para espécies raras, que estão sendo ameaçadas pela destruição ambiental. Os três besouros-pokémon, por exemplo, foram muito afetados pelos incêndios florestais do “verão negro”, uma temporada de queimadas que destruiu 1,8 milhão de hectares na Austrália.

Já a Opaluma rupaul é importante para o ecossistema da região por reciclar nutrientes de plantas e animais mortos quando é uma larva, além de ser um agente polinizador quando se torna mosca adulta. 

Se o objetivo de Lessard era chamar a atenção com seus nomes criativos, achamos que ele conseguiu: afinal, virou notícia aqui no Mega Curioso e você está lendo esse texto sobre a “mosca-drag-queen”. Agora, resta torcer para que essa atenção ajude na preservação dessas espécies recém-descobertas, já que a Opaluma rupaul é realmente maravilhosa. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.