10
Compartilhamentos

Quais as chances de você sobreviver a um encontro com uma onça?

Ninguém nasce imaginando que um dia irá ficar cara a cara com uma onça na natureza, até porque esse tipo de situação não é exatamente previsível. Mesmo assim, por menores que sejam as chances que isso ocorra algum dia na sua vida, é sempre importante ter em mente os conhecimentos necessários para aumentar suas chances de sobrevivência.

Afinal, o que fazer? Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come? Apesar de nós, seres humanos, não termos as melhores habilidades físicas da natureza, existem algumas técnicas que podem ajudar a escapar desse confronto. Por isso, preste bem atenção no que fazer caso você tenha amor pela própria vida!

Avistando uma onça

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Principalmente nas áreas rurais no Brasil, o avistamento de onças-pardas ou onças-pintadas não é algo particularmente raro. Portanto, uma pessoa que está pronta para encarar uma trilha ou se aventurar por alguma mata deve estar ciente de que essa possibilidade é real e pode acontecer com qualquer um.

Mas até que ponto as onças são uma ameaça para a sua vida? Os registros de ataques desses felinos a seres humanos em nosso país são extremamente raros, ma isso não significa que sejam impossíveis. Caso o animal esteja doente, com uma caça ou filhote por perto, é provável que ele ataque para se defender.

Entretanto, pessoas que não invadem o espaço pessoal das onças e permanecem em suas rotas na maioria das vezes não serão grandes alvos. As chances de pernilongos insuportáveis serem o seu maior problema durante a sua jornada é muito maior do que de fato ser atacado por alguma onça.

Correr ou ficar?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Caso aconteça de você se deparar com uma onça, o melhor a ser feito é não sair correndo em hipótese alguma. Virar as costas para um grande felino é a pior atitude que uma pessoa pode ter nesses cenários. Se você tentar fugir, o animal te olhará como uma presa e você fatalmente será atacado.

Até mesmo parar para tirar uma foto é mais recomendado, afinal, esses encontros são raros e a fotografia sairá incrível. Depois disso, continue andando lentamente sem tirar o seu olhar da onça. No último dos cenários, existem alguns comportamentos que podem te ajudar a afugentá-la.

Gritar, abrir os braços ou até mesmo estender uma blusa pode fazer que você pareça maior para o seu potencial predador. Isso pode amedrontá-lo por um instante e permitir que você prossiga seu caminho sem maiores problemas.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.