Por que seu gato tenta beber a água do pote com a pata?

11/11/2021 às 08:002 min de leitura

Ser tutor de um gato é uma tarefa bem interessante. Para começar, na maioria das vezes, o animal sente que manda na relação – e nem temos como discordar disso, não é mesmo? Os gatos apresentam comportamentos muito peculiares, que vez ou outra deixam a gente intrigado.

Aqui no Mega, já falamos sobre os motivos de eles "amassarem pãozinho", de trazerem animais mortos para dentro de casa, de derrubarem objetos, de darem cabeçadas e até de miarem ou ronronarem. Porém, existe outro hábito muito conhecido pelos "gateiros mundo afora": os pets adoram molhar a patinha no pote de água.

Primeiro de tudo: saiba que esse é um comportamento extremamente normal, e o seu gatinho não é o único a fazer isso. Entretanto, as explicações são bastante diversas, mas compreender qual delas se aplica a caso do seu bicho é uma tarefa um pouco mais difícil.

aGatos preferem água corrente, por isso invista em fontes. (Fonte: PxHere)

De acordo com Pam Johnson-Bennett, veterinária especialista em comportamento felino, um dos principais motivos para os gatos molharem as patinhas tem a ver com os bigodes. Esses pelos são muito sensíveis e encostá-los na lateral do pote pode ser desconfortável. Dessa maneira, os gatos estão avaliando a profundidade da tigela ou até mesmo se servindo com a pata para evitar um desconforto em seus bigodes.

Segurança na hora de beber

Outra explicação bastante lógica é a possibilidade de o pote ser muito fundo ou estar muito perto da parede. Assim, os gatos precisam afundar mais a cabeça dentro da tigela, perdendo a visão periférica do mundo ou ficando de costas para o resto do ambiente. Na natureza, isso pode ser determinante para um ataque surpresa de um predador. Na sua casa, o instinto é apenas replicado, mas você pode optar por pratos mais rasos e largos, colocando-os um pouco mais distante da parede.

Também tem o fato de os gatos preferirem beber água em movimento. Já reparou que alguns adoram tomar água da torneira? Na natureza, uma poça de água parada pode ser bem prejudicial à saúde do bichinho. Por isso, ao cutucar a água, eles criam ondulações que os estimulam a beber.

aÀs vezes, seu gatinho está querendo apenas se divertir. (Fonte: PxHere)

Outro motivo para os gatos fazerem isso é a perda da visão. Conforme a idade vai avançando, os felinos passam a enxergar com mais dificuldade, por isso enfiam a patinha na água para saber onde está o pote e conferir a profundidade. Essa condição, entretanto, é bem menos comum. Caso você desconfie que seja esse o motivo, consulte um veterinário.

Por fim, existe outro motivo muito curioso: ele coloca a pata na água por diversão. É isso mesmo! Em algumas situações, seu gato pode estar querendo apenas se livrar do tédio de não ter mais nada para fazer em casa. Quer maneira melhor do que jogar água para todo lado?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: