Conheça o site que mostra sua casa atingida por desastres naturais

14/11/2021 às 12:002 min de leitura

Apesar de as mudanças climáticas serem um problema global, elas não impactam todas as pessoas da mesma maneira. E é justamente por esse motivo que o projeto This Climate Does Not Exist ("Esse Clima Não Existe", em tradução livre) foi criado, em uma tentativa de mostrar ao mundo uma perspectiva pessoal de como é estar no meio de um desastre natural.

Para isso, um grupo de pesquisadores do Instituto de Inteligência Artificial do Quebec, no Canadá, desenvolveu uma IA capaz de simular os efeitos de um desastre natural dentro da casa do próprio usuário. Nascido em 2019, o projeto ganhou seu próprio website em 2021 e tem se expandido aos poucos.

Surgimento do projeto

(Fonte: This Climate Does Not Exist)(Fonte: This Climate Does Not Exist)

A ideia de criação do This Climate Does Not Exist partiu do ponto de que as mudanças climáticas são uma ameaça real para a humanidade e de que uma ação conjunta precisará ser tomada para frear esse tipo de problema. Entretanto, os desenvolvedores do projeto acreditam que essa é uma realidade muito distante da maioria das pessoas do mundo.

Ou seja, se não podemos visualizar como esses desastres atingem nossas próprias vidas, por que deveríamos nos importar? É aí que entra o papel da IA no entendimento da situação. Ao conseguir projetar um desastre natural em uma região do conhecimento do usuário, a ferramenta visa estabelecer uma aproximação psicológica do caso.

Sendo assim, o indivíduo se sentiria impactado pela possibilidade de um desses fenômenos um dia chegar até uma área próxima e se sentiria compelido a participar da mudança global. Isso inclui, prioritariamente, um esforço conjunto para zerar as taxas de carbono e reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Como funciona o site

(Fonte: This Climate Does Not Exist)(Fonte: This Climate Does Not Exist)

Usar a ferramenta disponibilizada pelo This Climate Does Not Exist é bastante simples. Logo na entrada do website, há um breve resumo da intenção da iniciativa. Em seguida, você deve clicar no botão de "start", que leva para o início da experiência.

Então, o site pede para que você escolha um lugar no mundo — de preferência, algum com que você tenha alguma conexão pessoal. Após selecionar a região no mapa, é hora de indicar o fenômeno que você quer ver representado nas fotografias. São três opções: enchente, incêndio e poluição.

Dependendo de sua escolha, o site fornecerá mais informações sobre o real impacto desse tipo de desastre no mundo. Por exemplo, o usuário pode acabar descobrindo que 40% da Floresta Amazônica correm o risco de se tornar uma savana por conta de incêndios e queimadas.

Na última etapa, a localização escolhida previamente é transformada pela IA, que sobrepõe a fotografia gerada pelo Google Maps com um "filtro" do desastre natural, mostrando ao internauta o que aconteceria nesse tipo de situação.

Início da mudança

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Mas não basta mostrar a catástrofe sem oferecer uma solução ou um meio de mudar as coisas. Por isso, o projeto This Climate Does Not Exist incentiva seus usuários a agirem após verem o resultado gerado pela IA. Como primeira etapa, os organizadores pedem que as pessoas divulguem a iniciativa, então oferecem um método de compartilhamento das imagens geradas pela ferramenta nas redes sociais.

Além disso, o site disponibiliza a opção de enviar por e-mail mais informações sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta; é possível até agendar o disparo da mensagem para 6 meses no futuro. Por fim, a página traz uma série de informações sobre como as pessoas podem colaborar coletiva e individualmente para a criação de um mundo mais saudável e sustentável, buscando sempre a saúde do lugar onde vivemos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: