6 vídeos amadores que registraram desastres naturais reais

05/11/2021 às 09:302 min de leitura

De acordo com dados do Statista, entre 2000 e 2020 o mundo presenciou uma média de 385 desastres naturais por ano, com grande parte desses eventos sendo influenciados pelas mudanças climáticas registradas nas décadas mais recentes. Tsunamis, terremotos, incêndios, enchentes, deslizamentos, avalanches e muitos outros colocam em risco não somente a vida da humanidade na Terra, mas também a própria natureza, e muitos deles foram documentados por pessoas próximas para revelar uma pequena noção sobre suas verdadeiras proporções.

Confira abaixo alguns dos vídeos mais apavorantes sobre desastres naturais que ocorreram em diversas regiões do globo.

1. Terremoto em Luzon, Filipinas

Em abril de 2019, um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a ilha de Luzon, nas Filipinas, e colapsou cerca de seis prédios inteiros, além de ter causado complicações em outros pontos. A situação desesperadora de várias pessoas foi documentada em um vídeo que mostrou o exato momento em que o desastre atinge um parque aquático.

2. Tsunami na Indonésia

Em 2020, poucas horas após a trágica erupção do vulcão Anak Krakatau, na Indonésia, um inesperado tsunami atingiu a região de Sundra, como resultado de um deslizamento de terra que desabou no mar oriental. O evento foi filmado por um dos telespectadores de um show do grupo pop Seventeen, no oeste de Java, e mostrou o momento exato em que a onda atinge o palco, interrompendo as gravações no mesmo instante. De acordo com as autoridades que investigaram o desastre, mais de 400 vidas foram tiradas, incluindo as de membros da banda.

3. Inundação em Henan, China

Como resultado de três dias de muita chuva em julho de 2021, a cidade de Henan, capital da província de Zhengzhou, China, ficou inteiramente submersa, prendendo pessoas no metrô ao elevar os níveis de água até seus pescoços e arrastando moradores pelo forte fluxo das enchentes. O vídeo caseiro que documentou a inundação mostra passageiros cercados por água em um vagão de trem e lutando pelas suas vidas para poderem escapar, com poucos tendo a sorte de evacuar por um local seguro.

4. Furacão na Flórida, Estados Unidos

O furacão Michael, que atingiu a Flórida em 10 de outubro de 2018, gerou danos avaliados em US$ 25 bilhões (cerca de R$ 142 bilhões, em conversão direta) e matou 16 pessoas no leste dos Estados Unidos, sendo classificado como uma das maiores tempestades de categoria 5 na região. O evento foi filmado por um morador da cidade de Callaway e exibiu parte da destruição causada pelo furacão, quando o desastre atingiu 241 km/h e reduziu uma rua residencial a destroços de casas e árvores.

5. Tornado em Illinois, Estados Unidos

Filmado por Clem Schultz, de 84 anos, em 2015, um tornado apavorante tomou conta da cidade de Illinois em imagens que parecem ter sido tiradas de um filme sobre desastres naturais. Em pouco mais de dois minutos, o vídeo mostra um feroz evento se aproximando enquanto atrai relâmpagos e escurece a região, tudo em meio a barulhos perturbadores que agravam a situação. De acordo com relatos, 24 casas foram totalmente destruídas e várias mortes foram contabilizadas, incluindo a da esposa de Schultz.

6. Avalanche no Everest, Nepal

A avalanche do Everest em 2015 foi acompanhada por um terremoto de magnitude 7,8 que resultou na morte de mais de 9 mil pessoas em Katmandu, capital do Nepal. O vídeo que registrou o desastre foi filmado no Acampamento Base Sul, localizado a uma altitude de 5.364 metros, e mostrou uma enorme avalanche de gelo e rocha que enterrou completamente o acampamento no sopé da montanha, gerando pouco mais de 20 mortes de pessoas afetadas pelos destroços na região.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: