Por que os cachorros costumam sacudir o corpo?

Quando um cão está completamente encharcado de água após ter tomado um bom banho ou simplesmente saído para passear na chuva, é bastante normal que ele sacuda seu corpo de um lado para o outro na esperança de eliminar toda a umidade presente em seu pelo.

Mas quem já conviveu com um cachorro por perto sabe que eles costumam se sacudir por inteiro até mesmo quando estão totalmente secos. Mas por que isso acontece? Apesar de não existir nada cientificamente comprovado a respeito do tema, pesquisadores já fizeram algumas teorias sobre o tema. Olha só!

Acordando da soneca

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Um dos principais momentos usados por um cachorro para sacudir o esqueleto costuma ser logo após uma bela soneca. Portanto, é possível que esse seja apenas mais um mecanismo existente no corpo dos caninos para que eles acordem de uma vez por todas e se sintam prontos para realizar uma próxima atividade.

É certo que os nossos animais de estimação, assim como os seres humanos, tendem a se espreguiçar esticando todos os membros do seu corpo e por vezes até mesmo abrindo grandes bocejos. Mesmo assim, sacudir-se talvez seja uma forma mais completa de despertar o organismo e enviar uma mensagem para o cérebro de que chegou a hora de estar de pé.

Descarregando excesso de energia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Outra possibilidade plausível para essa performance canina pode estar ligada ao fato de que os cães precisam descarregar um pouco de sua energia antes de fazer algo excitante. Portanto, se o seu cachorro é bastante ansioso, possivelmente ele irá se dar uma sacudida antes de sair para passear ou durante uma atividade física.

Dito isso, é preciso que o dono esteja atento para todos os sinais. No fim das contas, nem todo tipo de sacudida necessariamente quer dizer alguma coisa de bom para o seu pet. Em alguns casos, existe a chance de que o seu cão esteja se tremendo por uma sobrecarga de estresse.

No cenário onde dois cães estão brincando e um deles começa a se sacudir excessivamente, é preciso tomar cuidado para perceber se esse animal em questão acha que chegou a hora de acabar com a brincadeira. Sendo assim, a "tremida" pode ser um sinal pessoal de pausa.

Cuidados específicos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em geral, essa sacudida costuma fazer parte da vida de um cachorro, seja por sono, estresse ou alegria. Portanto, na maioria dos casos não há motivos para que o dono do animal se sinta preocupado com essa situação. Mesmo assim, é recomendável que você sempre esteja atento para os sinais que o seu pet te dá. 

Caso você note que o seu cachorro está se tremendo mais que o comum, fique de olho para ver se ele não está sofrendo com alguma erupção na pele ou até mesmo uma infecção no ouvido. Então, busque ajuda profissional veterinária para lidar com essa situação. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.