5 animais que comem seres humanos

22/11/2021 às 13:462 min de leitura

Quando falamos em animais que comem seres humanos, não nos referimos apenas àqueles que se alimentam dos nossos corpos como uma consequência de um padrão de caça deliberado. Felizmente, esse tipo de comportamento animal não é tão comum como às vezes fantasiamos. A má notícia é que muitos animais são capazes, na falta de outras presas ou em legítima defesa, de nos matar e devorar até o último ossinho.

Apresentamos abaixo cinco predadores de humanos, alguns deles até bem “comportados”.

1. Leões

Fonte:Shutterstock/Reprodução.(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Segundo maior felino do mundo, o rei da selva pode não ser tão nobre quanto o representamos em filmes, sendo conhecido como um apreciador da carne humana. Uma pesquisa publicada na revista Nature em 2005, apurou que leões mataram mais de 563 trabalhadores rurais na Tanzânia, desde 1990. 

No entanto, segundo a African Wildlife Foundation, esses carnívoros preferem se alimentar de carcaças, caçando apenas para complementar a sua dieta. De qualquer forma, ao encontrar um bicho desses, de quase 200 quilos, melhor não esperar para saber se ele almoçou ou não.

2. Tigres

Fonte: Shutterstock/Reprodução.(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Considerados os “campeões” na predação de humanos, os tigres mataram cerca de 373 mil pessoas em ataques ocorridos na Índia, Nepal e Sudeste Asiático de 1800 a 2009, segundo um estudo abrangente de mortes divulgado no livro Tigres do mundo: a ciência, a política e a conservação do Panthera tigris

Isso acontece porque o enorme carnívoro mata mesmo sem a intenção de se alimentar, ainda que não sejamos suas presas principais. Os motivos de ataques podem ser até banais, como surpreender o felino dormindo, uma tigresa alimentando os filhotes ou simplesmente passar de bicicleta em uma região habitada por tigres.  

3. Lobos

Fonte: Shutterstock/Reprodução.(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Embora em uma escala bem inferior à dos grandes felinos, a história de Chapeuzinho Vermelho mostra-se real, principalmente com crianças. Apesar de potencialmente perigosos, a ameaça aos humanos é pequena quando se considera o tamanho e potencial predatório dos lobos “maus”.

Paradoxalmente, quanto mais próximos dos humanos, mais perigosos se tornam esses canídeos devido ao fenômeno conhecido como “habituação”. Ao viverem em locais próximos a habitações humanas ou até mesmo a conviver com pessoas, os lobos perdem o medo que sentem naturalmente de nós e se tornam mais atrevidos. 

4. Porcos

Fonte: Shutterstock/Reprodução.(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Preocupados com “lobos maus”, às vezes nos esquecemos que os três (ou mais) porquinhos também conseguem devorar seres humanos. Assim como nós, os porcos também são onívoros, ou seja, da mesma maneira que nós os devoramos no dia a dia, eles também nos jantam eventualmente. 

O site Ripley contou no ano passado a estranha história de um fazendeiro de 69 anos do Oregon, nos EUA, que simplesmente desapareceu ao alimentar seus leitões. Uma pesquisa posterior revelou que os suínos não apenas devoraram seu tratador, como deixaram algumas partes para trás: a dentadura, os dentes e os (poucos) cabelos.

5. Hienas

Fonte: Shutterstock/Reprodução.(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Ainda mais medrosas do que os lobos e certamente menos perigosas do que os grandes felinos, as hienas são conhecidas, desde Aristóteles, como “grandes apreciadoras de carne em putrefação”. Mas a verdade é que esse carnívoro é um caçador poderoso e eficiente. Seus fortes maxilares conseguem estilhaçar ossos e a alta acidez de seus estômagos desintegram até os últimos fragmentos de uma presa. 

Porém, os ataques a seres humanos por hienas são raros, pois só ocorrem quando elas se sentem ameaçadas ou quando o alimento é escasso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: