Filhos de casal de gêmeos idênticos são primos ou irmãos?

10/03/2022 às 12:002 min de leitura

Viralizou nas redes sociais a história dos primos Jett e Jax Salyers. Esses bebês são muito parecidos, a ponto de parecerem irmãos gêmeos. Essa semelhança não é fruto do acaso. As mães das crianças são irmãs gêmeas e, pasmem, os pais também.

O fato de terem em comum tanta informação genética e serem tão semelhantes levantou uma série de dúvidas na internet e a principal delas foi: será que esses primos são geneticamente tão parecidos a ponto de também serem considerados irmãos gêmeos? Para responder a essa pergunta, é preciso entender essa história — que, convenhamos, pode ser um pouco confusa.

Casais se conheceram em um evento para gêmeos

(Fonte: @salyerstwins/Instagram)(Fonte: @salyerstwins/Instagram)

Brittany e Briana são irmãs gêmeas idênticas. Em 2017, elas conheceram Josh e Jeremy Salyers, que também são gêmeos idênticos. Eles se encontraram em um festival para gêmeos. Seis meses depois, os dois casais se casaram e hoje moram todos juntos no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Em 2020, veio a notícia: ambos os casais seriam pais.

Ao darem a notícias aos seus seguidores no Instagram, eles confundiram algumas pessoas ao dizerem que seus filhos não seriam apenas primos, mas “irmãos genéticos” e “gêmeos quaternários”. Depois das crianças nascerem, o tema ganhou o mundo, devido à semelhança física dos primos.

Irmãos gêmeos de mães diferentes?

(Fonte: @salyerstwins/Instagram)(Fonte: @salyerstwins/Instagram)

Com apenas alguns meses de diferença entre as idades, é provável que a semelhança física entre os bebês persista por toda vida. Mas, afinal, eles também são gêmeos?

A resposta não é tão simples. Do ponto de vista genético, eles compartilham as mesmas cargas genéticas. Isso significa que se os tios de um bebê fizessem um exame de paternidade com o sobrinho, o resultado seria o mesmo que se tivessem feito com o próprio filho, ou seja: positivo para paternidade. Além de primos, eles podem ser considerados “irmãos genéticos”.

As mães das crianças ainda disseram que seus bebês são “gêmeos quaternários”, outro termo que chamou a atenção das pessoas. Esse termo está relacionado ao fato de as crianças terem pais e mães que são irmãos gêmeos idênticos. Não está relacionado ao fato de os bebês serem fisicamente parecidos. Para que eles fossem considerados irmãos gêmeos, eles teriam que ter nascido da mesma gestação. Sendo assim, eles são oficialmente primos.

Ao que tudo indica, o interesse pelos primos idênticos de Virgínia deverá continuar ao longo dos anos, pois muitas pessoas gostarão de ver se as semelhanças físicas permanecerão, conforme os pequenos crescerem. Resta saber como os pais lidaram com tanta atenção, mas esse é uma preocupação para o futuro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: