Coca Light x Coca Zero: qual a diferença entre as duas?

03/04/2022 às 08:002 min de leitura

Ao rodar um supermercado, provavelmente você já se deparou com as versões da Coca-Cola em latas pretas ou brancas, certo? As tradicionais Coca Zero e Coca Light são derivados do refrigerante mais popular do mundo e trazem em suas fórmulas opções teoricamente mais saudáveis para os consumidores.

Mas existe alguma diferença entre essas duas opções ou no fim das contas é tudo a mesma coisa? Embora possuam uma lista de ingredientes relativamente semelhante, as duas opções não são exatamente iguais e podem ser diferenciadas. Por isso, nós falaremos mais sobre essas diferenças durante os próximos parágrafos. Olha só!

Leia também: Qual é o significado da tampinha amarela nas garrafas de Coca-Cola?

Origem dos produtos

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

A primeira vez que a Coca Light surgiu no mercado internacional foi em 1982, e logo despontou como um grande sucesso. Afinal, nenhuma outra bebida de baixa caloria conseguia manter o mesmo sabor e chegar aos pés da fórmula criada pela Coca-Cola. Pela primeira vez na história, um refrigerante diet não tinha gosto de tristeza.

Por duas décadas, o produto continuou conquistando consumidores e tornou-se referência no segmento. Porém, quando todos acharam que a Coca tinha parado por aí, a Coca Zero surgiu em 2005. O objetivo era que essa nova bebida fosse ainda mais similar à Coca-Cola tradicional, mantendo um certo gosto de açúcar apesar de sua ausência na fórmula.

E como esse produto se diferenciou da já existente Coca Light? Entenda!

Diferenças na fórmula

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em comum, a Coca Light e a Coca Zero possuem zero açúcar e calorias, sem contar que vários dos ingredientes usados são parecidos. Ambos consistem em água gaseificada, corante caramelo, ácido fosfórico, benzoato de potássio, aspartame, sabores naturais e cafeína — embora versões sem cafeína de ambos os produtos também existam por aí.

A Coca Zero, no entanto, possui dois ingredientes que a sua "irmã" não tem: citrato de potássio e acessulfame de potássio. Enquanto isso, a Coca Light carrega ácido cítrico em sua fórmula, também conhecido por sal de limão, que confere uma maior acidez à bebida. E por mais que as diferenças pareçam poucas, são elas que geram mudanças no sabor.

Essa pequena troca na fórmula faz com que a Coca Zero se assemelhe bem mais a uma Coca-Cola normal. Já a Coca Light, por ter uma mistura diferente de sabores, acaba tendo um sabor bem mais leve e menos marcante do que as suas semelhantes.

Qual é mais saudável?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você estiver buscando uma alternativa mais saudável para a Coca-Cola, ambas as opções se encaixam nesse tópico, visto que realizam um corte considerável de açúcar e na ingestão excessiva de calorias. Então, a escolha entre uma das opções vai muito de pessoa para pessoa e depende do seu paladar.

Por outro lado, vale ressaltar que o consumo em grandes quantidades de qualquer bebida com doses de cafeína não é recomendado por nenhum médico. Portanto, não esqueça de também se hidratar corretamente tomando bastante água!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: