6 espécies espetaculares de água-viva

19/08/2022 às 04:002 min de leitura

As águas-vivas são criaturas espetaculares, com uma beleza exuberante e um visual que por vezes parece mais alienígena do que terráqueo. Esses animais não possuem cérebro, sangue ou coração, mas mesmo assim são tão fascinantes quanto qualquer outra criatura que você consiga listar por aí.

Cada espécie varia bastante de tamanho, cor, forma e comportamento, o que dá um charme ainda maior para cada uma delas — sem contar que muitas espécies ainda estão sendo descobertas. Ficou curioso para saber mais sobre elas? Veja só seis das espécies mais espetaculares e belas de água-viva que existem no mundo!

1. Água-viva coroada

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A água-viva coroada (Cephea cephea) também é constantemente chamada de água-viva-couve-flor por conta das diferentes projeções em formato de verruga na região de seus tentáculos. Elas são encontradas principalmente no meio do oceano Pacífico, Indo-Pacífico e no Atlântico.

Essa é uma espécie relativamente grande em comparação com outras águas-vivas, podendo alcançar até 60 centímetros de comprimento. 

2. Água-viva de cristal

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nas águas da costa oeste da América do Norte, uma criatura belíssima chama atenção de pesquisadores: a água-viva de cristal (Aequorea victoria), como é chamada na região. Essa espécie se destaca por ser completamente incolor e possuir tentáculos bastante finos e longos, que mais parecem fios de vidro.

Durante a luz do dia, essas criaturas são completamente cristalinas. Porém, isso esconde uma de suas características mais fascinantes: elas também são bioluminescentes, o que significa que elas adquirem um brilho verde-azulado quando são perturbadas.

3. Urtiga-do-mar-negro

a(Fonte: Wikimedia Commons)

A urtiga-do-mar-negro (Chrysaora achlyos) é uma espécie de água-viva de coloração bem avermelhada, assim como muitos outros habitantes no fundo do mar. Essa cor rica permite que elas se misturem com a água escura sem que seja facilmente avistada por eventuais predadores.

Essa espécie é bastante comum nas profundezas do Pacífico, sobretudo a área perto do sul da Califórnia. O sino da urtiga-do-mar-negro pode atingir 90 centímetros de diâmetro, enquanto seus tentáculos chegam até 6 metros de comprimento. 

4. Água-viva do Mediterrâneo

a(Fonte: Wikimedia Commons)

Também chamada de água-viva-ovo-frito, a água-viva do Mediterrâneo (Cotylorhiza tuberculata) desperta o interesse de todos justamente pelo fato de parecer um ovo flutuando na água. Seu sino amarelo é rodeado por um anel de cor mais leve, que muitas vezes pode parecer a gema de um ovo.

Apesar de ser uma espécie extremamente intrigante e de visual único, esses incríveis animais só vivem por cerca de seis meses, principalmente no período entre o verão e o inverno. Assim que a água esfria, o corpo delas não aguenta e perece.

5. Narcomedusae

a(Fonte: Wikimedia Commons)

Sem apelido ao redor do mundo, a Narcomedusae constantemente tem seu nome científico abreviado para apenas "Narcos". Essa é uma espécie de água-viva de aparência bastante incomum, possuindo até mesmo uma dúzia ou mais de bolsas estomacais. 

Para que esses sacos sejam mantidos cheios, ela precisa nadar segurando seus longos tentáculos cheios de veneno na sua frente. De acordo com cientistas, essa também é uma função que ajuda a emboscar presas de maneira mais eficaz. 

6. Medusa-de-riscas-púrpuras

a(Fonte: Wikimedia Commons)

A medusa-de-riscas-púrpuras é uma criatura principalmente encontrada na costa da Califórnia, especificamente na Baía de Monterey. Seu sino cresce a até 70 centímetros de diâmetro e a sua picada é extremamente dolorosa para seres humanos. No entanto, elas raramente são fatais.

Essa é uma água-viva que chama muita atenção de pesquisadores por não existir muito conhecimento sobre seus hábitos alimentares. Com corpo majoritariamente branco, esse animal apresenta alguns riscos na cor púrpura ao longo do seu sino — característica que deu origem ao seu nome.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: