Terra tem 20 quadrilhões de formigas, diz estudo

24/09/2022 às 13:002 min de leitura

Se você pensa que 7 bilhões de seres humanos dividindo o mesmo planeta já é coisa o bastante, existem situações mais assombrosas. De acordo com um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Hong Kong, estima-se que pelo menos 20 quadrilhões de formigas dividem a Terra conosco.

Ao estendermos esse número, veremos a impressionante quantia de 20.000.000.000.000.000 formigas — uma sequência inacreditável de zeros. Mesmo assim, ainda existe uma grande preocupação de que a morte em massa desses insetos possa derrubar alguns ecossistemas. Entenda qual a importância desses animais em nosso mundo!

A vida das formigas

Para a obtenção dos dados, os pesquisadores de Hong Kong analisaram 489 estudos, os quais indicaram que a massa total de formigas na Terra alcança o número de 12 megatons de carbono seco, uma forma padrão de medir a biomassa dos animais. Resumidamente, caso todas as formigas fossem retiradas da terra e colocadas em uma balança, elas superariam o peso de todas as aves e mamíferos selvagens juntos.

Para cada pessoa existente em nosso planeta atualmente, existem cerca de 2,5 milhões de formigas. A quantidade é tão absurda que chega a ser inimaginável para um ser humano pensar em 20 quadrilhões de formigas em uma única pilha. Todos esses números são resultado de um século de análise de milhares de estudos no mundo todo.

Embora não sejam criaturas muito admiradas por nós, as formigas possuem um papel primordial para a Terra. Ao abrir túneis no chão, elas arejam o solo e arrastam as sementes para o subsolo, onde poderão brotar. Além disso, são a principal fonte de alimento de inúmeros artrópodes, pássaros e mamíferos. Sem elas, florestas estariam empilhadas de madeira morta sem o seu grande poder de decomposição.

Números preocupantes

Apesar de 20 quadrilhões parecer um número absurdo, entomologistas estão observando um declínio preocupante nas populações de formigas ao redor do mundo — especialmente na Alemanha, Porto Rico e outras localizações. A destruição do habitat desses insetos, o crescente uso de pesticidas e as mudanças climáticas são fatores que contribuem para esse potencial.

Segundo um estudo de 2019, mais de 40% das espécies de insetos podem ser extintas nas próximas décadas, sendo as borboletas e os besouros os maiores ameaçados — tendo as formigas como próximas da fila. No mundo científico, as formigas são animais que despertam grande interesse dos pesquisadores.

Afinal, essas criaturas possuem grande biodiversidade e instintos de cooperação bastante únicos dentro do mundo animal. Na década de 1990, o pesquisador Edward Osborn Wilson já havia arriscado um palpite de que existiam cerca de 10 quadrilhões de formigas na Terra. O número não só é muito próximo do que os estudos atuais têm revelado, mas a estimativa mostra como analisar de perto essas incríveis criaturas já era algo forte no mundo científico há muito tempo.