Ciência
26/10/2022 às 12:00•2 min de leitura
Lançada em outubro pelo líder norte-coreano Kim Jong-un, a fazenda Ryonpho Greenhouse é um moderno empreendimento do governo projetado para combater a falta de alimentos no país, que tem pouco terreno cultivável e, por isso, sofre com a produção doméstica – além das sanções internacionais. A fazenda de estufas tem a capacidade de produzir vegetais e hortaliças o ano inteiro.
A cerimônia de inauguração serviu não só para mostrar a fazenda, mas para comemorar um feriado importante na Coreia do Norte, o aniversário do Partido dos Trabalhadores.
A grande aposta do projeto é na utilização de tecnologias avançadas que visam garantir a alta produtividade, a qualidade e a variedade dos produtos.
Há desde a atenção com as condições climáticas de cada planta, alcançadas graças ao aquecimento geotérmico das estufas feito por meio de tubos, até a forma de alimentação de cada espécie, no qual se usa sistemas modernos de análise de líquidos nutritivos, tudo para acelerar e potencializar a produção.
A Ryonpho Greenhouse tem também casas para os trabalhadores. (Fonte: Rodong Sinmun/Divulgação)
Com isso, a Coreia do Norte quer mostrar que está emprenhada com o alto desenvolvimento industrial do país, apostando forte na modernização da produção agrícola.
A Ryonpho Greenhouse, localizada na área de Ryonpho, na província de Hamgyong do Sul, levou menos de oito meses para ser construída e conta com um total de 850 blocos de modernas estufas que estão distribuídas numa área de 280 hectares. O local ainda possui 1.000 casas para os trabalhadores.
A área foi anteriormente usada para diversos testes militares, entre eles os lançamentos dos mísseis balísticos de curto alcance KN-25 e KN-23. A região, inclusive, é uma área considerada um centro de desenvolvimento de armas, possuindo até uma fábrica de mísseis.
Modelo de fazenda automatizada deve ser levado para todo o país. (Fonte: Rodong Sinmun/Divulgação)
A fazenda norte-coreana é um modelo que o governo quer levar para todo o país, com o intuito de desenvolver a parte rural. De acordo com a mídia estatal, a província de Hamgyong do Sul, em especial sua capital Hamdong, são áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia, principalmente pela aposta na ciência e na tecnologia.
Esse modelo não é algo novo no país, já que em 2019 foi construída a fazenda Jungphyong Greenhouseu, na província de Hamgyong do Norte, que também conta com técnicas avançadas de produção. Contudo, seu tamanho é inferior ao da Ryonpho Greenhouse, tendo apenas 320 blocos de estufas.