4 espécies de cobras que podem engolir humanos (e como fazem isso)

04/11/2022 às 06:303 min de leitura

Na semana passada, uma mulher na Indonésia virou notícia — mas de uma forma não muito boa, nem convencional. Jahrah, de 54 anos, foi encontrada dentro do estômago de uma cobra píton de 7 metros. Segundo jornais do país, o animal estava em uma plantação de seringueiras, local onde a vítima trabalhava. Já na novela Pantanal, cujo último capítulo foi ao ar no último mês de outubro, o personagem Tenório, interpretado por Murilo Benício, foi morto e engolido por uma sucuri. Apesar do último caso ser ficção, ele também chama atenção para a dúvida: afinal, como esses répteis conseguem engolir presas tão grandes

A explicação é fácil! As cobras possuem algumas "adaptações especiais" para engolir suas presas. A mandíbula desses animais pode se expandir muito, chegando a se abrir em um ângulo de até 150º. Para se ter uma ideia, seria como se nós conseguíssemos comer uma melancia inteira! Além disso, os dentes das cobras são curvos e voltados para dentro, ajudando a empurrar as "refeições" para o interior do estômago. E ainda tem mais um detalhe: os ossos direitos e esquerdos da cabeça desses répteis movimentam-se de forma independente, apertando e sufocando a presa, fazendo com que ela seja engolida com maior facilidade. 

Agora que você já sabe, de modo prático, como as cobras conseguem nos colocar dentro de seus estômagos, que tal descobrir quais espécies conseguem praticar essa façanha? 

1. Píton-africana

(Fonte: Jim Ward)(Fonte: Jim Ward)

As pítons-africanas vivem na África Subsaariana e são consideradas uma das maiores cobras do planeta, podendo atingir até 5 metros de comprimento. Apesar disso, já foram relatados casos de alguns exemplares que chegaram até 8 metros! Além de serem muito compridos, esses animais também são super-robustos e se alimentam, geralmente, de aves, antílopes, filhotes de cães selvagens, filhotes de leopardos e muitos outros mamíferos — e, de vez em quando, preferem um humano como almoço! Mas não se preocupe: essa "dieta especial" é raríssima. 

2. Píton-birmanesa 

(Fonte: Instituto Butantan/Giuseppe Puorto)(Fonte: Instituto Butantan/Giuseppe Puorto)

Vindas das selvas do Sudeste da Ásia, as pítons-birmanesas também estão entre as maiores cobras do planeta! Elas são capazes de chegar até 7 metros — ou mais — de comprimento, e pesam entre 80 e 90 kg. Quando mais novas, são acostumadas a viver no topo das árvores. No entanto, na fase adulta, quando ficam mais encorpadas, costumam viver rastejando por aí, devido à dificuldade de escalar as árvores. 

Também são excelentes nadadoras, ficando submersas debaixo da água por até 30 minutos antes de emergirem para respirar!  Apesar disso, possuem uma visão empobrecida — para encontrar as presas, utilizam receptores químicos nas suas línguas e sensores de calor ao longo da mandíbula. Esses animais são carnívoros e gostam de comer pequenos mamíferos e aves.

No entanto, elas também são conhecidas por matar e comer presas tão grandes quanto cabras e jacarés, ou seja: devorar uma pessoa pequena ou média também não seria um problema para essa espécie. 

3. Sucuri-verde 

(Fonte: Instituto Butantan)(Fonte: Instituto Butantan)

Essa espécie é a mesma que engoliu o personagem Tenório, da novela Pantanal, como já mencionado acima. Além de famosa no horário nobre da televisão brasileira, a sucuri-verde também é famosa por outro motivo: ela é conhecida mundialmente como "anaconda", aquela mesma do filme de terror!

As sucuris, no geral, são definidas como animais robustos e de grande porte, mas a sucuri-verde, em especial, é considerada a maior serpente em volume corpóreo do mundo — ela pode atingir até 7 metros e pesar mais de 130 kg! Existem, porém, alguns relatos de pessoas que viram sucuris-verdes com mais de 10 metros, o que gera uma discussão polêmica entre a população e a comunidade científica até hoje.

Geralmente, são encontradas em brejos, rios e pântanos da América do Sul. Considerada uma excelente nadadora, a sucuri-verde movimenta-se de forma rápida na água. Felizmente, essa velocidade não se aplica à terra firme, onde se desloca mais lentamente.

Essa espécie não é peçonhenta, apesar de ter uma mordida superdolorida. São carnívoras e conhecidas por seu modo de matar — quando têm uma oportunidade, dão um bote e enrolam seu corpo robusto ao redor da presa, apertando suas vítimas até a morte. Fazem parte do cardápio das sucuris-verdes as aves, os peixes, os répteis e os mamíferos. 

4. Píton-reticulada

(Fonte: Hendrik Alberti Bernat)(Fonte: Hendrik Alberti Bernat)

As pítons-reticuladas são consideradas as maiores serpentes do mundo em comprimento! O tamanho corporal médio dessa espécie é de 4,78 metros. No entanto, algumas delas já atingiram o gigantesco número de 9 metros de comprimento! Em relação ao peso, elas também são enormes — a média é de 170 kg, com registros de animais com 270 kg. 

São animais carnívoros e agressivos — aplicam botes quando estão ameaçados. Considerados predadores oportunistas, se aproximam muito lentamente das presas e as surpreendem com um bote certeiro! Entre seus alimentos preferidos estão os morcegos, os musaranhos e os veados. Apesar dos ataques a pessoas serem raros, há registros da espécie que já se deliciaram com seres humanos. 

Também são ótimas nadadoras, sendo encontradas até mesmo em alto-mar. Por conta dessa capacidade, as pítons-reticuladas já colonizaram diversas ilhas dentro da sua área de alcance. Apesar disso, são encontradas, geralmente, em florestas e pântanos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: