6 coisas nojentas que você come e não sabe

07/11/2022 às 11:002 min de leitura

A rotina é tão atribulada que nem sempre prestamos atenção no que estamos comendo, mas a realidade é que, diariamente, podemos estar ingerindo as coisas mais nojentas possíveis. E para ficar claro, não estamos falando de comidas com gordura trans ou produtos excessivamente industrializados. Que, como sabemos, podem ser nocivos à saúde.

O foco aqui são alimentos produzidos a partir de ingredientes bastante incomuns, que certamente não comeríamos ou beberíamos se víssemos seu processo de elaboração. Fique tranquilo, nosso objetivo não é fazer você parar de comer ou beber nada. Todavia, fica a dica do que você coloca para dentro do seu corpo. Confira.

1. TBHQ (terc butil hidroquinona)

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Confessa, você viu a foto de um nugget e já está pensando que vamos falar de ossos e penas de galinha, certo? Para sua infelicidade, além disso, alimentos como nuggets são feitos usando TBHQ, sigla para terc butil hidroquinona.

Biscoitos à base de queijo e chicletes também utilizam essa substância, que também é encontrada em biocombustíveis, especialmente o biodiesel, onde é utilizado como um antioxidante, visando retardar a degradação oxidativa do combustível.

2. Secreções anais e urinárias dos castores

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Em dias de calor, nada como um sorvete de baunilha, creme ou flocos, não é mesmo? Bem, sinto lhe informar que o aroma que sentimos nestes sabores de sorvete e que associamos à baunilha são, na realidade, compostos a partir de secreções anais e urinárias de castores.

Conhecido como castóreo, ele é obtido a partir de glândulas presentes na região anal do animal, e tem sido utilizado há mais de 8 décadas na indústria alimentícia. E nem adianta falar que não gosta de baunilha, pois também usam o castóreo na produção de aromas artificiais de framboesa e morango.

3. Bexiga de peixe

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Quem é acostumado a beber cerveja talvez não conheça seu processo de produção. Elementos, como água, malte, lúpulo e levedura, são utilizados para a elaboração da bebida, e acabam suspensos no líquido.

Por essa razão, a cerveja passa por um processo conhecido como clarificação, em que partículas de malte, restos de lúpulo e levedura são retirados da bebida. O método mais tradicional envolve o uso de isinglass, uma substância obtida de bexigas secas de peixe. Ela age na cerveja como se fosse uma gelatina, filtrando a bebida.

4. Cochonilha triturada

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Alguns anos atrás, a Starbucks foi criticada por utilizada um corante feito a partir de cochonilhas trituradas em seu frappuccino de morango. Cochonilha é uma espécie de besouro que é seca ao sol antes de retirarem do seu abdômen uma parte repleta de ácido carmínico, utilizado em corantes para garantir um vermelho ou um rosa atraentes.

Doces, molhos, marinadas, coberturas, são vários os produtos alimentícios feitos usando esse pequeno inseto. Vai um besourinho aí?

5. Ossos e pele

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Sabe aqueles ursinhos de goma que crianças adoram? Pois é, a gelatina utilizada para produzir essas balas de goma é feita de pele e ossos de animais.

A indústria de doces costuma adquirir sobras da indústria de carne, especialmente pele de porco e ossos bovinos, para produzir uma gelatina com maior consistência.

6. Cabelo humano

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Na próxima vez que pensar nos deliciosos croissants franceses, pense que eles são feitos utilizando o aminoácido L-cisteína, um intensificador de sabor e condicionador de massa. Ele é muito tradicional na indústria de panificação.

Ainda que uma parte considerável desse aminoácido seja sintetizado em laboratório, a maior parte dele é extraído de cabelos humanos e penas de pato. Pois é, quem diria que um donut ou uma pizza podia guardar um gostinho de cabelo, não é mesmo? Talvez comer uma maçã tenha virado um bom negócio após a leitura dessa lista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: