Saúde/bem-estar
29/11/2022 às 06:30•2 min de leitura
Você pode não saber, mas é bastante comum que as tartarugas de estimação desenvolvam algas em seus casos ao longo do tempo. Normalmente, esse é um problema que pode ser facilmente evitado caso você sempre mantenha a água do tanque limpa. Porém, se já tiver acontecido, não é preciso se desesperar.
Embora sejam quase que em totalidade inofensivas, o acúmulo de algas em uma tartaruga pode fazer com que essa criatura tenha maior possibilidade de contrair doenças de carapaça — precisando estar atento para evitar maiores complicações. Por esse motivo, nós vamos te dizer o que precisa ser feito para manter a sua tartaruga de estimação sempre saudável. Veja só!
The algae grows naturally on turtles and even can resemble a mohawk like this. pic.twitter.com/GSaDQwkbTV
— Fascinating (@fasc1nate) November 11, 2022
As algas são organismos semelhantes a plantas, podendo crescer tanto em tanques de água doce como em tanques de água salgada. Normalmente elas são esverdeadas, mas também pode apresentar a coloração marrom, vermelha ou azul. Como as algas precisam de luz solar para crescer, é comum que elas se fixem na lateral do aquário — região com maior exposição ao Sol.
Como dito anteriormente, as algas também podem crescer nos casos das tartarugas caso a água do tanque não esteja limpa. Se o casco desse animal estiver coberto de algas, isso pode atuar como uma camada que a impede de receber raios ultravioletas (UV), o que não é nem um pouco positivo para essas criaturas.
Sem exposição adequada às luzes UV, as tartarugas não seriam capazes de processar o cálcio necessário para o crescimento do casco. Isso causaria apodrecimento da camada de proteção, tornando-a frágil e quebrável. Em casos mais graves, a infecção pode se espalhar para a corrente sanguínea da tartaruga e ser fatal.
(Fonte: Shutterstock)
As algas não são prejudiciais para as tartarugas, desde que estejam no tanque e não em seus cascos. Você notará que seu animal de estimação está sofrendo com complicações caso ele demonstre limitação do movimento e uma substância viscosa cobrindo sua carapaça — normalmente reconhecida por manchas verdes.
Se você notar que sua tartaruga está com algas na cabeça ou no pescoço, isso pode ser um sinal de falta de higiene e um tanque sujo. O crescimento desses organismos normalmente acontece pelo excesso de luz, água muito rica em nutrientes ou falta de outros animais que se alimentem de algas no tanque.
Portanto, o ideal é que você se certifique de que a água está sempre sendo filtrada corretamente. Caso a sua tartaruga já esteja sofrendo com algas, você pode removê-las usando uma escova macia com algum tipo de removedor de algas comercial ou até mesmo uma mistura caseira feita de vinagre e água.
Outro ponto importante é que você precisa ter certeza de que todo o material das algas foi removido com sucesso, uma vez que qualquer quantidade deixada para trás facilita com que elas voltem a crescer rapidamente.