NASA descobre novo planeta habitável do tamanho da Terra

13/01/2023 às 09:002 min de leitura

A NASA anunciou a descoberta de mais um planeta habitável e com tamanho semelhante ao da Terra. Orbitando a uma estrela anã vermelha conhecida como TOI 700, o planeta rochoso foi batizado como TOI 700 e.

O "novo" planeta só foi descoberto graças ao sistema TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA, que monitora o céu a cada 27 dias em busca de mudanças no brilho emitido pelas estrelas, que pode ser impactado pela presença de planetas nas proximidades.

TOI 700 e

Curiosamente, a agência espacial já sabia da existência de alguns planetas naquele sistema solar, batizados como TOI 700 b, TOI 700 c e TOI 700 d, mas só agora soubemos da existência de TOI 700 e.

O planeta é um pouquinho menor do que a Terra, tendo cerca de 95% do tamanho total do nosso amado pedregulho, e está a aproximadamente 100 anos-luz de distância daqui. Segundo a análise das capturas do satélite TESS, o TOI 700 e é mais ou menos 10% menor do que o planeta TOI 700 d.

Satélite TESS foi o responsável pela descoberta do TOI 700 e, um novo planeta habitável quase do mesmo tamanho que a TerraSatélite TESS foi o responsável pela descoberta do TOI 700 e, um novo planeta habitável quase do mesmo tamanho que a Terra

Outra curiosidade sobre o novo planeta é que, ele só foi descoberto após os cientistas registrarem a existência de b, c e, é claro, d. Porém, TOI 700 e fica localizado entre os planetas c e d, tornando a ordem daquele sistema solar um pouquinho bagunçada.

Zona habitável

O TOI 700 e orbita sua estrela na faixa conhecida como "zona habitável", uma região na qual a distância entre o planeta e sua respectiva estrela é ideal para a possibilidade de existência de água em forma líquida.

Isto significa que o planeta orbita a estrela TOI 700 a uma distância que torna a superfície passível de sustentar vida, dado que não é muito quente e nem muito fria. Cientistas também acreditam que TOI 700 d estaria na zona habitável "otimista", o que significa que em algum momento aquele planeta já pode ter apresentado água em forma líquida em sua superfície.

O novo planeta habitável

A descoberta do TOI 700 e não foi nada rápida, com os cientistas levando mais de um ano para registrar, compilar e analisar os dados relativos ao recém-descoberto planeta, verificando em seguida que ele estava na faixa habitável da anã vermelha.

A novidade foi então apresentada à American Astronomical Society em Seattle, nos Estados Unidos, e um artigo descrevendo toda a descoberta — que em seguida foi aceita pelos membros do periódico científico The Astrophysical Journal Letters.