NASA quer construir gasodutos de oxigênio no sul da Lua

03/02/2023 às 10:002 min de leitura

A NASA, agência espacial norte-americana, está considerando a possibilidade de usar um gasoduto para transportar oxigênio com mais eficiência para vários locais ao redor do polo sol da Lua, algo que seria utilizado para as próximas missões espaciais Artemis. O projeto surgiu após Peter Curreri, diretor de ciências da Lunar Resources Inc., detalhar problemas nos atuais planos da NASA para transportar oxigênio usando rovers.

Em reunião recente, Curreri apresentou uma proposta para o programa Innovative Advanced Concepts (NIAC), que é um braço direito da agência espacial, sendo uma das 14 equipes de pesquisa a receber cerca de US$ 175 mil em financiamento para desenvolver seus conceitos. Entenda quais devem ser os próximos passos!

Conceito dos gasodutos

(Fonte: NASA/Peter Curreri)(Fonte: NASA/Peter Curreri)

A proposta feita de implementação de gasodutos de oxigênio na Lua foi oficialmente batizada de Gasoduto do Polo Sul Lunar (LSPOP), conectando-se ao centro de extração de gelo lunar da NASA nessa região do satélite da Terra. Assim como a agência espacial norte-americana, China e Rússia também têm demonstrado interesse no polo sul lunar, por apresentar grandes quantidades de gelo e outros recursos.

Esse gelo é uma parte importante dos planos da NASA de estabelecer uma presença humana permanente na Lua, pois poderia ser extraído e convertido em água potável e oxigênio — o qual serviria tanto para a respiração humana quanto para a criação de combustíveis para foguetes.

De acordo com Curreri, a NASA tem encontrado dificuldades em engarrafar o oxigênio em tanques de gás comprimido ou liquefazê-lo e armazená-lo em tanques de guerra. Além disso, transportar todo esse estoque de oxigênio através de rovers gastaria mais energia do que o próprio processo de extração. Sendo assim, a construção de gasodutos adiantaria muitas etapas dentro dessa cadeia.

Construção dos dutos

(Fonte: SpaceX/Divulgação)(Fonte: SpaceX/Divulgação)

Na tentativa de dar um próximo passo em direção ao estabelecimento permanente de humanos na Lua, a pasta de recursos lunares da NASA testará vários protótipos diferentes de dutos lunares nos próximos meses. Inicialmente, a ideia é começar com um conceito que abordaria uma extensão de 5 km.

Na visão de Curreri, a construção dos primeiros dutos já seria uma etapa importante para transportar gás oxigênio de uma fonte de produção, como o local de extração de eletrólise de regolito fundido (MRE), para um local de armazenamento/liquidificação de oxigênio perto de uma base lunar.

Caso a NASA finalmente aprove a proposta do LSPOP para as missões lunares Artemis, os gasodutos serão fabricados em segmentos na Lua antes de serem montados em todo o seu comprimento. Estima-se que a matéria-prima a ser usada nesse projeto seja o alumínio, uma vez que o metal é abundante no polo sul lunar e de fácil extração.

Por ser construído em segmentos, também seria possível reparar ou expandir uma peça de cada vez — facilitando trabalhos futuros. O resultado deve ser revelado em não muito tempo, uma vez que a missão Artemis II, que levará uma tripulação humana ao redor da Lua e de volta à Terra, está agendada para a primavera de 2024.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: