![6-misterios-que-ainda-cercam-a-primeira-guerra-mundial-thumb.png](https://mega.ibxk.com.br/2025/01/10/10125847457383.png?ims=288x164)
Artes/cultura
02/03/2023 às 04:00•1 min de leitura
Uma das práticas que mais podem aguçar o aprendizado de uma criança é a leitura. O aprendizado pode ser incentivado de diversas formas diante de tal hábito.
Um exemplo disso é a sansei Miyuki Yamanaka, de 6 anos. Neta de japoneses e com raízes luso-brasileiras, ela já é membra de duas sociedades de pessoas com alto QI: a Mensa e a Intertel. Para entrar para a Mensa, é necessário ter acima de 98 de percentil em testes de QI. Já a Intertel é ainda mais restrita, exigindo mais de 99 de percentil.
Habilidades excepcionais
(Fonte: Arquivo pessoal/Reprodução)
Segundo conta a mãe, Eliz Yamanaka, aos 6 anos recém completados a menina já mostrou habilidades excepcionais ao obter resultados surpreendentes nos testes de QI, com 140 pontos e um percentil de 99,6.
“Ela começou a andar e a falar antes de 9 meses de idade e a identificar palavras com apenas 4 anos. A partir daí, ela se tornou uma leitora apaixonada, já tendo lido mais de 100 livros”, contou. Ainda conforme a mãe, para surpresa de todos, a menina também já entregou um livro escrito.
Eliz conta ainda que a filha possui preferência por pinturas nas horas vagas. “Aproveito a mão de obra nos meus panos de prato”, contou ela aos risos para emendar: “Além disso, ela costuma cantarolar o tempo todo e tira muitas músicas com facilidades naquelas gaitas de boca”.