Seja o primeiro a compartilhar

Sustentabilidade: 6 ideias que vão mudar tua vida e a do planeta

Quando você pensa em sustentabilidade, é provável que venha à sua mente a ideia de preservar o meio ambiente para as gerações futuras. Embora esse seja certamente um aspecto importante, a sustentabilidade é muito mais do que apenas isso. Na verdade, ela se refere a uma abordagem mais ampla para a vida e para a gestão dos recursos que temos disponíveis, de forma a atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.

Assim, quando você adota uma abordagem sustentável para a sua vida, você está fazendo uma escolha consciente para proteger o meio ambiente e ajudar a construir um futuro mais justo e próspero para todos.

Nos próximos tópicos, vamos apresentar algumas ideias interessantes que prometem mudar nossas vidas e o futuro do planeta. Confira!

1. Tênis de café

Tênis de café da Rens. (Fonte: Rens/Reprodução)Tênis de café da Rens. (Fonte: Rens/Reprodução)

Ser ambientalmente consciente é algo muito importante atualmente. Isso significa que precisamos encontrar maneiras de criar novos produtos sustentáveis. E, claro, uma das melhores formas de fazer isso é usar materiais recicláveis, mas de maneira inovadora.

Um exemplo disso vem de uma empresa chamada Rens, que decidiu transformar a borra de café, algo considerado lixo, em calçados. Os tênis de café são feitos a partir de uma espuma biodegradável composta por óleo de café e celulose.

2. Bikes ecológicas

Bicicleta de bambu. (Fonte: Getty Images)Bicicleta de bambu. (Fonte: Getty Images)

Se você pensou em bicicletas elétricas, está enganado. O negócio aqui são aquelas feitas de bambu. Esse material, além de resistente e sustentável, ainda traz o benefício de que as bikes feitas a partir dele sejam mais acessíveis que as convencionais.

3. Árvores no deserto

(Fonte: Groasis See More/ Reprodução)(Fonte: Groasis See More/ Reprodução)

O Groasis Waterboxx é uma espécie de vaso de plantas que não aparenta nada de diferente. Porém, esse dispositivo, criado por Pieter Hoff, um exportador de flores holandês, permite que seja possível plantar árvores no deserto. Além disso, em termos de uso de recursos hídricos, é muito eficiente.

De forma simples, o Groasis é uma espécie de balde inteligente feito a partir de papel reciclado. Ele é capaz de incubar, germinar, gerar mudas e regar as plantas. A melhor parte é que o tal dispositivo precisa de 90% menos água do que os métodos convencionais de cultivo para funcionar. Ou seja, uma boa ideia para regiões de climas extremos do planeta.

4. Madeira de plástico

Em um primeiro momento uma madeira feita de plástico nos passa a ideia de que apenas encontramos mais uma forma de produzir plástico. Mas, a coisa toda não é bem assim.

A madeira plástica é uma espécie de madeira feita a partir de garrafas plásticas e vários outros materiais residuais. Sendo assim, temos um produto inovador que permite que usemos o plástico que seria descartado em aterros ou nos oceanos, transformando-o em madeira. Algo bem mais durável e sustentável.

5. Luz LED

A iluminação LED baseada na eficiência energética está ocupando cada vez mais espaços. Em termos numéricos, estima-se que até o ano de 2030, as luzes LED serão responsáveis por reduzir cerca de 40% do consumo de energia nos EUA. Financeiramente, isso representaria uma economia na casa dos US$ 26 bilhões de dólares. Então, é bom ir se preparando para uma espécie de Tóquio em cada grande centro urbano.

6. Abelhas robóticas

(Fonte: (Dr. Eijiro Miyato/NPR/Reprodução)(Fonte: (Dr. Eijiro Miyato/NPR/Reprodução)

Aqui temos uma solução meio Black Mirror. Estamos falando do B-Droid, que é apenas mais um dos diversos esforços para auxiliar na polinização de plantações de forma mais eficiente.

No caso da B-Droid a ideia é aumentar a população mundial de abelhas, mesmo que para isso precisemos usar robôs, deixando para elas as tarefas que exigem um alto trabalho das abelhas, bem como as chamadas polinizações de baixo valor nutricional. De qualquer forma, tomara que ideias assim não se transformem em um episódio de Black Mirror...

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.