
Estilo de vida
26/04/2023 às 09:00•2 min de leitura
Os mamíferos terrestres possuem um tamanho relativamente pequeno em comparação com os dinossauros que habitaram a Terra há milhões de anos. Embora alguns mamíferos tenham atingido tamanhos impressionantes, como o paraceratério, que viveu durante o período Oligoceno, eles ainda não eram tão grandes quanto os maiores dinossauros.
Pensando nisso, será que é possível que algum mamífero terrestre, como o seu pet, venha a evoluir ao ponto de chegar próximo ao tamanho de um dinossauro? E por que isso não aconteceu até hoje?
Os mamíferos terrestres precisam regular a temperatura, o que gasta mais energia. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Os mamíferos precisam usar muita energia para manter seus corpos aquecidos, cerca de dez vezes mais que um réptil do mesmo tamanho, de acordo com a pesquisadora Felisa Smith, que foi uma das líderes de um estudo feito em 2010 que analisava a evolução do tamanho corporal dos mamíferos terrestres.
De acordo com os cientistas, essa necessidade de energia se deve à biologia dos mamíferos, que precisam regular a temperatura do corpo. Por exemplo, seres humanos precisam manter uma temperatura de 37 graus Celsius para se manterem vivos. Essa capacidade de autorregulação é chamada de endotermia.
O mesmo não ocorre com os répteis, que não precisam adequar a temperatura corpórea.
Tanto que os dinossauros, por não precisarem regular a temperatura, estavam livres para crescer mais do que os mamíferos, já que toda a energia fornecida pela alimentação se transformava em mecanismo de crescimento.
Apesar disso, existem mamíferos que já habitaram a Terra e possuíam um tamanho avantajado, como o Indricotherium transouralicum, um herbívoro semelhante a um rinoceronte sem chifres que pesava aproximadamente dezessete toneladas e tinha cerca de cinco metros e meio de altura.
Será que termos mamíferos terrestres maiores que girafas e elefantes no futuro? (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Segundo os especialistas, a conclusão do estudo capitaneado por Felisa Smith é de que seja improvável que os mamíferos evoluam ao ponto de atingir o tamanho dos maiores dinossauros que já viveram no planeta, graças ao fato de que boa parte da comida ingerida vai para garantir energia para os bichos, e não para promover grandes crescimentos.
Contudo, a evolução é imprevisível, e novas descobertas podem mudar nossa compreensão sobre a evolução dos mamíferos terrestres, afinal, temos grandes espécies que já passaram pela Terra. Os mamíferos já provaram que podem crescer e evoluir rapidamente em resposta a mudanças ambientais e outros fatores evolutivos.
Mesmo que os mamíferos terrestres nunca cheguem a ser tão grandes quanto os dinossauros, eles continuam a evoluir e se adaptar ao mundo.