Conheça a doula, o estranho órgão para cortejo de camelos e dromedários

15/05/2023 às 10:002 min de leitura

Imagine a seguinte cena: você está passeando em algum zoológico e resolve ver o local em que ficam os camelos e os dromedários. De repente, um dos animais coloca uma espécie de bolsa para fora da boca, como se estivesse vomitando algum de seus órgãos internos.

A cena pode parecer assustadora para nós, mas é apenas o corpo do animal seguindo os seus instintos. Isso porque essa bolsa é um órgão dos camelos e dromedários chamado de “doula”, e sua função é exatamente essa: ficar exposta para fora da boca dos bichos.

A palavra “doula” tem origem no árabe “dul’a” e significa “língua” – provavelmente, as primeiras pessoas que tiveram contato com os bichos imaginaram que se tratava de algum inchaço descontrolado da língua desses mamíferos. Muito pelo contrário, a doula é uma espécie de órgão sexual desses animais.

Doula é essencial para a reprodução da espécie

naturepl.com/Reprodução (Fonte: Louis-Marie Preau/naturepl.com/Reprodução)

Nesse caso, machos e fêmeas têm doula, mas nos machos ela é muito mais desenvolvida. O tamanho médio é de 16cm, mas pode chegar a até 25cm – e, no caso desses animais, o tamanho faz toda a diferença.

Isso porque o objetivo é chamar a atenção e atrair as fêmeas, ao mesmo tempo que assustar os outros machos. Dessa forma, o macho com maior doula estabelece dominância, consegue se reproduzir e passar adiante os seus genes.

Ver esses bichos com a doula para fora da boca pode ser um tanto desagradável para os humanos. Isso porque, além do órgão inflado, os animais fazem barulhos altos, como se estivessem gorgolejando.

Nesse momento, os bichos costumam babar muito e espumar pela boca e, como estão em época reprodutiva, podem ter um comportamento agressivo. Além do mais, devido ao excesso de secreção, os bichos podem apresentar um mau-cheiro. Sendo assim, ao ver um camelo ou dromedário com a doula para fora, o ideal é se afastar dele.

Como a doula se infla?

fPat Murray/Flickr/Reprodução(Fonte: fPat Murray/Flickr/Reprodução)

Ao respirar, os animais contraem os músculos da doula, em direção ao fundo da boca. Quando eles expiram, as narinas são fechadas, obrigando o ar a ser expelido pela boca. Ao passar pela faringe, esse ar altera a pressão da doula, inflando o órgão e o empurrando para fora da boca do animal.

Após o ritual de acasalamento terminar, os bichos voltam a expelir o ar pelas narinas. A doula reduz de tamanho, pois a pressão cai, e retorna à sua posição original – que é dentro da boca dos camelos e dromedários.

O que acontece com um camelo com problemas na doula?

É muito comum que os camelos e dromedários machuquem suas doulas na época de acasalamento. Se a doula fica para fora e o animal não consegue recolhê-la, ele provavelmente morrerá de sede e fome, pois não conseguirá mais se alimentar.

Quando a doula se fere, o animal pode lidar com hemorragias e infecções. É comum que isso ocorra devido aos dentes dos bichos, que acabam mordendo o órgão. Durante brigas, os camelos também rasgam as doulas uns dos outros.

É por isso que os criadores de camelos e dromedários costumam remover as doulas dos bichos criados em cativeiro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: