Homens de Preto: conheça os agentes norte-americanos que inspiraram o filme

16/05/2023 às 04:002 min de leitura

Estrelado pelos atores Will Smith e Tommy Lee Jones, o filme MIB - Homens de Preto (1997) apresenta uma organização ultrassecreta responsável por abordar pessoas que tiveram contato com alienígenas, fazendo-as esquecerem do evento. O sucesso do longa despertou uma dúvida no público: será que os homens de preto existem?

De acordo com ufólogos e teóricos da conspiração, essas figuras misteriosas de terno preto e óculos escuros, assim como os personagens do cinema, são reais. Andando em trio, eles teriam como alvo as pessoas que testemunharam fenômenos paranormais ou avistaram objetos voadores não identificados (OVNIs).

Columbia Pictures/Getty Images(Fonte: Columbia Pictures/Getty Images)

Com um trabalho semelhante ao mostrado na ficção, estes profissionais atuariam intimidando quem afirma ter avistado discos voadores ou interagido com extraterrestres. O objetivo seria fazer as pessoas manterem tudo em sigilo, inclusive sob ameaças.

Quem defende a existência dos homens de preto afirma que eles são agentes secretos do governo, alegando que as autoridades querem esconder uma possível existência de alienígenas. Alguns mais radicais dizem até que tais figuras são "ETs disfarçados".

As origens dos Homens de Preto

Muito antes do lançamento do filme Homens de Preto, inspirado em quadrinhos da Marvel, os agentes secretos governamentais já faziam parte do imaginário popular. A suposta organização formada por eles começou a ganhar fama entre os anos 1950 e 1960, nos Estados Unidos, com o livro They Knew Too Much About Flying SaucersEles sabiam demais sobre discos voadores, em tradução livre.

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Obra do escritor especializado em OVNIs e eventos paranormais, Gray Barker traz depoimentos de pessoas que teriam sido visitadas pelos oficiais de trajes escuros após relatarem encontros com discos voadores. As histórias foram desmentidas posteriormente, porém muitos continuaram a tê-las como verídicas.

Apaixonado pelo tema, o ufólogo Albert Bender foi uma dessas pessoas. Ele criou o Flying Saucer Bureau (“Escritório de Discos Voadores”, na tradução livre), que publicava a revista Space Review, mas tanto o periódico quanto o clube de ufologia foram encerrados após o líder do grupo supostamente receber a visita dos homens de preto.

Bender alegava ter sido coagido a parar com as investigações e que, em um segundo encontro, o trio chegou flutuando. Este e outros relatos foram contados em um livro escrito por ele, ajudando a difundir a lenda dos agentes caçadores de testemunhas de OVNIs.

Posição oficial

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)

Apesar de todo o folclore envolvendo a origem dos Homens de Preto da vida real, o governo dos EUA já confirmou a existência deles, ou pelo menos de profissionais que realizam trabalho ligeiramente semelhante ao da ficção. Eles integravam um programa do Pentágono, atualmente descontinuado.

Os agentes são oficiais envolvidos em investigações sobre OVNIs, que entrevistam testemunhas em busca de evidências dos fatos narrados. Uma das ocasiões em que eles estiveram em ação foi o caso Nimitz, em 2004, quando caças da Marinha americana perseguiram objetos misteriosos altamente velozes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: