Como é dentro de uma bolsa de canguru?

25/05/2023 às 12:002 min de leitura

Os cangurus são animais que possivelmente trazem diversas curiosidades em diversos aspectos, mas talvez nenhum deles chame tanto a atenção quanto a bolsa das mamães - mais especificamente o seu interior.

Dentre as diversas perguntas que podem surgir, certamente há a dúvida sobre o lugar ser quente ou frio, se tem pelos e algumas outras coisas que vamos discutir mais abaixo.

Desvendando a bolsa do canguru

Indo direto ao ponto, a bolsa de uma mamãe canguru é bem parecida com a textura da sua pele, macia e sem pelos. Ela também é bem quentinha, sendo capaz de manter uma temperatura de cerca de 40 graus — quente o bastante para fazer suar dependendo da situação.

Essa temperatura, inclusive, é crucial após a gestação do bebê. Eles nascem cerca de 32 dias após o início da gestação, sendo muito pequenos quando dão o ar da graça em nosso mundo. Acredite: a cria vem ao mundo tão minúscula com o tamanho de uma bala de goma, além de pesar menos de um grama.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)


No interior, o pequeno canguru encontra quatro tetas (ou dutos de leite) para sua alimentação, se mantendo neste local por cerca de quatro meses e meio. Conforme ganha tamanho, ele começa a escalar a bolsa para sair e observar o mundo que o aguarda do lado de fora.

"Quando o bebê canguru nasce ele se aproxima de uma das tetas e praticamente se fundi a ela até ficar um pouco mais desenvolvido. A fêmea pode produzir quatro composições diferentes de leite baseado na idade de suas crias", explicou Katrina McCauley, funcionária do Columbus Zoo and Aquarium na Austrália.

Essas idas e vindas acontecem no máximo até o bebê completar 12 meses de vida, ponto em que começa a ficar impossível retornar ao local. 

Limpeza e higiene

Como comentamos, o bebê canguru chega a passar quase quatro meses dentro da bolsa da mamãe canguru, se alimentando nesse processo e tudo mais. E, como qualquer ser vivo, ele também precisa urinar e defecar — e sim, tudo isso acontece dentro da própria bolsa.

Aliás, é nesse momento em que dizemos para você se manter forte, pois essa limpeza é feita pela própria mãe. Para manter a ordem e organização da bolsa, ela costuma enfiar a própria cabeça no local e limpar com a língua, tomando cuidado para não atrapalhar o filhote quando ele é muito pequeno ou tirando ele dali caso já tenha crescido um pouco mais.

Por falar em mamãe canguru, ela é capaz de gestar até quatro bebês no período de um ano, sempre um de cada vez. Ela só estará apta a gerenciar uma nova gravidez assim que o filhote conseguir passar mais tempo fora da bolsa, deixando espaço no local para o seu irmão mais novo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: