Quais os perigos de levar seu cão para passear na praia?

02/06/2023 às 09:002 min de leitura

Em um dia ensolarado, não há nada melhor do que meter o pé para a praia e desfrutar o calor do Sol perto do barulho da água do mar. Inclusive, muitos donos de cães adoram levar seus animais de estimação juntos nesse tipo de passeio para que eles possam brincar na areia e gastar energia fora de casa.

No entanto, muitas pessoas não sabem que a praia não é exatamente o ambiente mais seguro para o seu cachorro estar e alguns acidentes podem acontecer durante o caminho. Quer saber como proteger a saúde do seu pet e mantê-lo em segurança durante o verão? Veja só as dicas que separamos para você nos próximos parágrafos!

Atenção na praia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os donos de cães precisam estar cientes de que, embora brincar na praia possa parecer algo muito divertido para o seu animal, existe um grave risco deles sofrerem um bloqueio intestinal. E qual o motivo disso acontecer? Ao brincarem com algum brinquedo coberto de areia, os cães acabam engolindo um pouco desse material.

Por sua vez, o consumo de areia molhada pode acarretar bloqueio dos intestinos — casos não tão raros assim. A impactação, como é chamado o problema, costuma ocorrer em cães que comeram uma quantidade grande de areia ou até mesmo pedras. O tratamento para esses casos pode variar de lavagem intestinal até cirurgia. 

E como saber quando seu cão está sofrendo de impactação? Para a nossa sorte, existem alguns sinais claros para se observar e livrá-los de qualquer dano nos órgãos. De acordo com especialistas, é comum que o animal apresente vômitos, tremores, respiração ofegante e inquietação. Outros sintomas como constipação, dor abdominal e falta de apetite também podem surgir dentro de algumas horas a alguns dias.

Cuidado redobrado

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Apesar da existência dos casos de impactação, é evidente que é impossível privar os donos de animais de estimação de levá-los para praia. Afinal, esse realmente pode ser um ambiente benéfico e divertido para os cães, desde que algumas medidas protetivas sejam tomadas para que nenhum acidente ocorra.

Para tentar proteger seu pet de engolir quantidades grandes de areia, uma ideia é impedir que os cães brinquem excessivamente com brinquedos que encostaram na areia, como frisbees e bolas. Na pior das hipóteses, você também pode enxaguar todos os brinquedos que estiverem cobertos de areia antes que o contato aconteça.

Além disso, deve-se evitar deixar os cães cavarem buracos e beberem água salgada na praia. Jogar guloseimas para seu animal buscar na areia, então, é algo completamente descabido. Dessa forma, você e seu pet poderão aproveitar um dia delicioso de sol seguros e satisfeitos.

Lembre-se de que, caso seu animal de estimação apresente alguns dos sintomas listados anteriormente no texto, a melhor opção é correr em busca de tratamento veterinário imediato. Afinal, os especialistas saberão como cuidar de seu melhor amigo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: