5 dicas para fazer seu gato gostar de brincar

08/06/2023 às 11:002 min de leitura

Uma coisa que todo dono de animal de estimação deveria saber é que brincar exerce uma função primordial no desenvolvimento social, físico e cognitivo de muitas espécies. Sobretudo para quem tem um gato dentro de casa, pode até parecer que eles são criaturas solitárias e que nem se importam tanto assim, mas isso não é verdade.

Inclusive, um grande problema de quem possui um amigo felino é não saber como entretê-lo. Logo, saber manter o seu gato devidamente estimulado é parte fundamental de compartilhar sua residência com eles. E para a nossa sorte, existem estudos que podem nos ajudar nesse processo. Veja só cinco dicas científicas para fazer seu gato se divertir com brincadeiras!

1. Natureza assassina

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Ao contrário dos cães, os gatos são verdadeiras versões em miniatura de seus antepassados. Ou seja, apesar deles serem consideravelmente menores e mais fofos que leões, tigres e outros felinos, todo gato se diverte mais quando a atividade em questão simula algum hábito predatório.

Por esse motivo, brinquedos como as varinhas com ratos falsos na ponta podem ser grandes aliados no dia a dia. Brinque com eles nesse sentido por três a quatro vezes em curtos intervalos por dia e certifique-se de terminar toda sessão deixando seu gato concluir o objetivo da caça.

2. Entretenimento digital

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Por mais loucura que isso possa soar, os gatos são animais que se divertem bastante tendo tempo de dela durante seus dias. Isso quer dizer que você deve comprar uma televisão para que seu animal de estimação possa jogar videogame? Absolutamente não. 

Porém, colocar vídeos no YouTube como os de baratas andando pela tela ou pássaros voando em uma floresta pode ser o entretenimento perfeito. Atualmente, existem até alguns aplicativos projetados especialmente para que os gatos possam brincar sem ter um brinquedo físico por perto.

3. Estimulando o cérebro

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Como qualquer predador, os gatos ficam felizes tendo um quebra-cabeça para resolver pela frente — como tentar retirar uma presa de dentro de sua toca. Nesse sentido, você pode utilizar esse conceito para estimular o cérebro de seu animal de estimação usando brinquedos como os dispensers de guloseimas escondidos pela casa.

Outra forma de obter um resultado semelhante é cortar buracos em um velho recipiente de plástico e enchê-lo com brinquedos. Assim, os gatos terão que usar suas próprias patas para tentar descobrir uma forma de "arrombar o cofre". 

4. Escalada pela casa

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Gatos são animais desbravadores e gostam sempre de permanecer em locais altos, onde podem observar o mundo ao seu redor de cima. Portanto, não fique bravo se você avistar seu pet subindo em cima de uma mesa ou escrivaninha — é apenas o instinto dele.

Mas como impedi-los de danificar seus móveis? Uma saída é instalar prateleiras especiais e percursos nas paredes para que eles possam saltitar de canto em canto como numa espécie de escalada. Assim, você deixará seu gato feliz por horas e horas sem ter que se preocupar com potenciais perdas materiais.

5. Arsenal de brinquedos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Como você deve ter notado até aqui, os gatos são animais que se divertem com pouco e gostam de experimentar tudo. Portanto, uma ótima saída para quem é dono de um desses felinos é contar com diversos preparativos diferentes dentro de sua casa — quase como se você fosse dono de uma loja de brinquedos para gatos.

Desde bolinhas de papel velho amassadas a caixas de sapatos com furos podem ajudar a estimular o potencial criativo de seu pet. Portanto, antes de jogar qualquer coisa no lixo, pense nos cenários onde esses itens velhos ainda podem servir para te ajudar a construir uma relação de amizade ainda melhor com seu animal de estimação.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: