Afinal, é verdade que a personalidade de cães e seus donos é parecida?

10/05/2023 às 12:002 min de leitura

Há muitos motivos por trás da escolha de ter um pet, seja o desejo de adotar um animal para tirá-lo das ruas; seja até mesmo o surgimento repentino de um vínculo que é difícil de expressar em palavras. Fato é que, nas ocasiões e contextos mais variados, as pessoas acabam apontando diversas semelhanças entre os doguinhos e seus tutores.

Mas e se realmente houver uma semelhança de personalidades entre pets e seus tutores, então será que escolhemos o pet com base na personalidade que ele apresenta ou o cão acaba incorporando, no decorrer do tempo, hábitos e uma forma de se comportar que acaba se assemelhando a nossa?

Para trazer respostas para essas questões, uma pesquisa realizada pelo The Kennel Club descobriu o que poderia, afinal, explicar o fato dos cachorros terem uma personalidade parecida com a de seus donos.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Tutores escolhem os pets de forma inconsciente

Para isso, foram consideradas características de raças de cães diferentes, identificando quais seriam os traços que mais se destacavam nos doguinhos. Os proprietários, por sua vez, também passaram por essa avaliação, permitindo que se chegassem a resultados interessantes.

Dentre os donos de Cocker Spaniels, por exemplo, os traços que mais se destacam entre esses tutores seriam a lealdade (85%), o desejo de ajudar o próximo (84%), a confiabilidade (83%) e a curiosidade (81%).

Por outro lado, ao analisar os cachorros lado a lado com seus amigos humanos, a pesquisa revelou que a escolha dos pets muitas vezes era norteada por fatores que passavam despercebidos, frutos de uma escolha inconsciente e que priorizava os cães com traços mais semelhantes aos dos tutores.

Isso poderia explicar, por exemplo, por que donos de Goldens Retrievers foram tidos como pessoas mais felizes e positivas, com um temperamento mais extrovertido e estável, quando em comparação com donos de outras raças de cães, segundo a pesquisa.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Escolha revela mais sobre os tutores do que se imaginava

Entre os Jack Russell Terriers, por sua vez, os proprietários foram considerados mais amigáveis, sendo essa uma característica que também chama bastante a atenção nos cães desta raça.

Nesta pesquisa, nada menos que 88% dos tutores sentem que o cachorro combina bastante com eles. Ou seja, conhecer a personalidade de um doguinho pode ser uma forma diferente de saber mais sobre seu dono, já que a personalidade de ambos realmente tende a ser semelhante – talvez até mais do que imaginávamos até então.

Mas além disso, há outro dado levantado que corrobora a tese que a personalidade e até mesmo a aparência têm tido maior peso na decisão de ter o animal: quando foi considerado o estilo de vida do doguinho, a pesquisa apontou que 50% dos donos não sentiam que estava oferecendo ao amigo de quatro patas os hábitos que seriam mais adequados.

Apesar de demonstrar muito daquilo que os tutores sentem ou desconfiam, a pesquisa aponta que a escolha de ter um pet passa por mais fatores emocionais do que por uma decisão racional.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: