Ciência
28/06/2023 às 02:00•2 min de leitura
Se você é consumidor de filmes de terror ou simplesmente tem aquela tia que vive mandando notícias no WhatsApp sobre tragédias, provavelmente deve ter desenvolvido um medo feroz por tubarões ao ir à praia, não é mesmo? Afinal, esses grandes predadores do oceano realmente podem parecer muito assustadores e mortais.
Contudo, há quem diga que esse medo é menos racional do que imaginamos. Ataques de tubarão são muito mais raros do que vemos por aí e a maioria deles não costuma causar fatalidades. De qualquer forma, o Florida Panhandle desenvolveu um mapa-múndi interativo para educar o público sobre esses ataques.
(Fonte: GettyImages)
Se você já estava planejando uma viagem à praia para o próximo verão, é sempre bom ter em mente os perigos que você pode ter pela frente. Pensando nisso, o mapa-múndi desenvolvido pelo Florida Panhandle pode ser usado pelos turistas para encontrar seus destinos e ver qual o histórico de incidentes com tubarões naquela região nas últimas décadas.
Cada nadadeira posicionada no mapa representa um ataque em um determinado ponto específico. Para quem olhar de perto, o estado da Flórida, nos Estados Unidos, costuma parecer uma verdadeira zona de perigo. No entanto, análises mais aprofundadas sobre as estatísticas mostram uma história completamente diferente.
Se uma barbatana branca mostra um encontro no mar com um tubarão, somente as barbatanas vermelhas significam fatalidades. Os usuários também podem clicar nos ícones para ter mais detalhes sobre o ano do acontecimento, sua localização exata, espécie de tubarão envolvida e o que a vítima estava fazendo antes do ataque.
(Fonte: GettyImages)
A expectativa dos desenvolvedores do Florida Panhandle é que o mapa-múndi de ataques de tubarão mostre aos seres humanos que representamos um risco maior para esses animais do que eles representam para nós. Inclusive, o site chega a afirmar que o risco de morte por ataque de tubarão é "quase inexistente. Embora os humanos matem aproximadamente 100 milhões de tubarões por ano, eles matam apenas cinco humanos por ano".
Por outro lado, os pesquisadores entendem que o medo que algumas pessoas sentem sobre os tubarões é algo genuíno e compreensivo, uma vez que essas criaturas são muito mais fortes do que nós e foram demonizadas pela cultura pop nas últimas décadas — desenvolvendo uma fobia coletiva ao redor do mundo. Logo, as pessoas acabam sendo ensinadas erroneamente sobre como entrar na água do mar significa perigo constante.
Para isso, o site também conta com um guia de sobrevivência para um potencial ataque de tubarão. Tal medida foi tomada para que nadadores saibam o que fazer caso o pior aconteça. De todo modo, saiba que as chances disso acontecer são bastante remotas, uma vez que as estatísticas mostram que acontecem somente 100 ataques de tubarão não provocados em todo o mundo numa média anual.