5 comportamentos incomuns de tubarões que te deixariam surpreso

15/12/2022 às 10:372 min de leitura

Os tubarões são criaturas magnífica e históricas em nosso planeta, com estimativas mostrando que eles vivem na Terra há  mais de 400 milhões de anos. Além de poderem ser encontrados em todos os oceanos e até mesmo em alguns rios, eles são essenciais para manter o ecossistema oceânico equilibrado — principalmente por que mantêm a cadeia alimentar sob controle.

Porém, essas criaturas impressionantes possuem uma série de comportamentos que são, no mínimo, curiosas para os seres humanos. Vale ressaltar, no entanto, que todas elas têm boas explicações para que esses animais tenham evoluído para realizá-las. Quer saber mais sobre o tema? Então veja só essa lista com cinco hábitos incomuns entre os tubarões!

1. Predadores desde muito cedo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os tubarões se reproduzem de formas diversas, com alguns botando ovos e outros dando à luz aos seus filhos. Aqueles que não são ovíparos, porém, possuem uma vantagem significativa aos demais: seus filhotes aprimoram suas habilidades de caça antes mesmo de nascer.

E como isso funciona? O tubarão tigre de areia, por exemplo, possui dois úteros e produz vários ovos ao mesmo tempo. Enquanto 10 filhotes são fertilizados, o restante deles servirá de alimento para que seus irmãos fiquem mais fortes. Embriões podem começar a caçar ao atingirem 5 centímetros de comprimento. Sendo assim, o canibalismo intrauterino os deixam mais preparados para saírem do corpo de suas mães fortalecidos. 

2. Detecção de perigo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Tubarões que carregam ovos depositam seus filhotes em invólucros — também chamados de "bolsas de sereia". Essas bolsas, por sua vez, permitem aos embriões esconder seus movimentos e odores à medida que crescem. No estágio final da gestação, essas caixas abrem o suficiente para que eles sejam introduzidos à água salgada do oceano.

Nessa fase, os bebês já estão maduros o suficiente para sentir o mundo ao seu redor e evitar predadores. Logo, aprendem ainda nos primeiros dias de vida que estão sob risco e precisam se manter escondidos para conseguir se defender por conta própria.

3. Espiões de primeira classe

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É comum entre alguns tubarões colocar a cabeça para fora da água para dar uma olhada ao seu redor e detectar a presença de algo suspeito. Nesse tipo de situação, eles podem encontrar alguma presa vulnerável ou ver um eventual predador. A ação em si não pode ser considerada agressiva, uma vez que fazem isso várias vezes sem nunca atacar.

Logo, não se surpreenda ao ver um tubarão espionando quem está ao seu redor. Em diversas ocasiões, é possível que eles estejam apenas curiosos.

4. Cuspindo o estômago

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Não é nada incomum que tubarões sejam encontrados com diversos tipos de objetos bizarros em seus estômagos, como pneus ou até mesmo uma bomba não detonada — o que realmente já aconteceu. O problema, no entanto, é que a poluição dos oceanos tem aumentado consideravelmente e isso se tornou um problema grave para algumas espécies.

Para lidar com esse tipo de acontecimento, alguns tubarões conseguem realizar a chamada eversão estomacal, que nada mais é do que a habilidade de vomitar seu próprio estômago, lavá-lo e depois engoli-lo novamente. A eversão os torna alvo de outros predadores por alguns instantes, mas é bastante útil para se livrar de um grande incômodo.

5. Vivendo em vulcões

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Como citado anteriormente, tubarões podem ser encontrados nos mais variados habitats na Terra. Porém, um lugar onde quase ninguém espera achá-los é próximo de um vulcão ativo, como acontece com espécies que vivem ao lado do vulcão Kavachi, nas Ilhas Salomão.

Pelo fato de entrar em erupção regularmente, esse vulcão expele enxofre, dióxido de carbono, cinzas e rochas na água, tornando-a laranja. A água fica superaquecida e tóxica para que humanos entrem, mas duas espécies de tubarão fizeram desse ambiente hostil seu lar: tubarões-martelo e tubarões-seda. Cientistas ainda não têm certeza de como eles sobrevivem ali, mas a capacidade de adaptação dessas criaturas é realmente impressionante.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: